A credibilidade de uma pessoa fica bem demonstrada quando, apesar de ter muito dinheiro, vai a tribunal mentir sobre uma mera peça de roupa. Aconteceu com o Luís Montenegro quando foi a tribunal tentar sacar uns euritos a um estudante que o atingiu com tinta num protesto contra as alterações climáticas.
E isto revela bem uma personalidade de um chico-esperto, medíocre e desprezível. E, infelizmente, foi um ser chico-esperto desprezível que os eleitores portugueses preferiram colocar ao leme do país.
Na oposição o agente imobiliário que tem 55 casas e que, nas horas vagas do golfe faz de conta que é o primeiro-ministro de Portugal, dizia na oposição que o António Costa não era sério e que deveria baixar o ISP para pôr os combustíveis mais baratos. Há um ano no governo e o que faz o Luís? Aumenta sistematicamente os impostos sobre os combustíveis!
O que é que o Luís está a fazer:
"A descida desta semana era a mais substancial dos últimos meses, com uma redução de sete cêntimos no gasóleo e 3,5 cêntimos na gasolina. Mas sexta-feira à noite, uma portaria publicada em ‘Diário da República’ - reduzindo o desconto no ISP - refreava o entusiasmo dos automobilistas: o gasóleo desce apenas quatro cêntimos e a gasolina 1,5.
Já em agosto do ano passado, o Governo de Luís Montenegro aproveitou uma descida dos preços dos combustíveis para atualizar a referida taxa, tendo aplicado mais duas vezes a mesma fórmula em setembro. Segundo a associação do setor, a decisão provocou uma subida de preço de 7,5 cêntimos no gasóleo e 6,9 cêntimos na gasolina". (2 de Dezembro de 2025)
Mas que é que o Luís disse quando estava na oposição?
"Desde a primeira hora que o Governo socialista não tem sido sério na gestão do preço dos combustíveis”, afirmou. Luís Montenegro lembra que “
o Governo ganha muito dinheiro”, entre outras coisas, “na parcela de IVA que atua sobre o preço do produto e sobre o preço do imposto associado”.
Nesse sentido, e uma vez que o Governo recusou a proposta do PSD de reduzir transitoriamente o IVA dos combustíveis e da energia para 6%, o líder do PSD entende que o Governo deve “descer o ISP em função do nível de receita que está a arrecadar a mais por efeito do IVA”.
“Sejam sérios e façam aquilo que prometeram, é só ter um mecanismo automático. Não é preciso estar a inventar portarias e despachos. As pessoas estão a sofrer há muito tempo os efeitos da inflação, são muitas semanas consecutivas [de aumentos de preços]” (retirado do próprio site do PSD)
Não foi uma, não foram duas, foram CINCO VEZES que o Luís aumentou os impostos dos combustíveis. Como digo, cada povo tem o Chico-Esperto que merece.
Sem comentários:
Enviar um comentário