sábado, 17 de dezembro de 2022

Um País Deveria Ser uma Mãe


Testemunho de uma mulher a viver há 19 anos na Alemanha. Talvez ilumine algumas mentes e explique como é que um país que ficou sob escombros na década de quarenta e que ainda por cima foi divido em dois, seja, de novo e há muitos anos, o motor da Europa. 

E também sirva de lição a muitos portugueses de mente muito pequenina, de pensamento salazarista que ficam muito revoltados quando o Estado português ajuda os mais carenciados, nomeadamente com apoios como o rendimento mínimo. 

"Eu não sei se vou utilizar a palavra correta mas a Alemanha foi uma mãe para mim. A Alemanha é uma mãe. Eu perdi a minha mãe muito jovem, tinha 20 anos. A Alemanha é uma mãe. Quando eu fiquei sem trabalho a Alemanha vem-me perguntar a mim o que é que eu precisava. Não fui eu que fui à procura de ajuda. Foram ele que mandaram uma carta para casa. A Alemanha é um país sério, muito sério. As pessoas não riem. Não são como os portugueses. O alemão não ri. Quando o alemão diz não é não, quando diz sim é sim. E a Alemanha deu-me um apoio enorme. 

A Alemanha disse: "Estás sozinha? Não tens dinheiro suficiente? Nós vamos-te ajudar. Precisas da língua? Nós pagamos-te um curso". Eu em Portugal trabalhei em contabilidade, "ai é? então nós pagamos-te um curso nessa área. Estás a passar frio? Então damos-te aquecimento".

Eu senti um conforto muito grande aqui. Eu tive vontade de voltar, claro. Só que o que me fez ficar foi "bom, já que aqui estou aprendo a língua e, já que estão-me a oferecer esta ajuda toda, então eu vou-lhes dar alguma coisa". 

Agradeço imenso porque Portugal nunca me perguntou nada".  

Toda a conversa pode ser ouvida aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário