sábado, 8 de março de 2014

Feminismo - Antes do amanhecer

Desde ontem que o Google faz questão de nos lembrar do dia internacional da mulher, que é hoje, dia 8 de março. Todos os anos neste dia, se fala das mulheres, dos seus direitos, da igualdade... Não é hoje que vou dar a minha opinião sobre o assunto, mas esta questão da defesa dos direitos das mulheres, e do feminismo em particular, faz-me lembrar de uma passagem do filme Antes do Amanhecer. Esta cena passa-se enquanto Celine e Jesse, os dois protagonistas do filme, caminham de noite pela rua, momentos depois de terem estado num bar, a jogar flippers, e a conversar sobre o desastre das suas relações passadas.  

Jesse fala a Celine dos bonobos, uma espécie de macaco que usa o sexo como forma de socialização, e de evitar possíveis conflitos, e em resposta, Celine fala a Jesse sobre a sua teoria da invenção do feminismo:

Jesse: Há uma raça de macacos, e tudo o que fazem é fornicar a toda a hora. Eles são os menos violentos, os mais pacíficos, mais felizes... Talvez andar na macacada (fooling around)  não seja assim tão mau.
Celine: - Estás a falar de macacos?
Jesse: - Sim estou 
Celine: Bem me parecia.
Jesse: Porquê?
Celine: Nunca tinha ouvido essa, mas parece-me ser um argumento masculino perfeito para justificar a macacada deles.
Jesse: As macacas também andam na macacada. Andam todos!
Celine: Eu tenho uma ideia paranóica terrível, que o feminismo foi maioritariamente inventado pelos homens, para que pudessem andar mais na macacada. 

"Mulher, liberta a tua mente, liberta o teu corpo. Dorme comigo. Somos todos felizes e livres, desde que eu possa foder quanto puder à vontade."


Celine - Julie Delpy / Jesse - Ethan Hawke

Antes do Amanhecer - Before Sunrise - 1995

5 comentários:

  1. Bem, os bonobos usam o sexo para resolver os problemas, o que significa que os problemas entre eles existem sim, e com frequência, por isso não sei se eles ''são os menos violentos, os mais pacíficos...'' :D

    E a 'Celine' até tem razão, não é a primeira vez que ouço essa teoria, a liberdade sexual das mulheres foi encorajada por homens, já nos tempos do 'free love' do século 19...

    ResponderEliminar
  2. Bom, se dizem que eles são os mais pacíficos, é porque os estudaram e compararam o seu comportamento com as outras espécies de macacos. E uma vez que, o que os distingue de todos os outros, é essa caraterística de usarem o sexo para estarem "todos satisfeitos" acho que faz sentido que se aponte o sexo como a razão para a sua tranquilidade.

    Até podemos partir daqui para explicar a violência doméstica entre casais e dizer que a violência doméstica ocorre maioritariamente entre casais com uma situação sexual deficiente! AH AH AH Pena é que nesses inquéritos de satisfação da sua vida sexual, os portugueses dizerem sempre que são os que fodem mais vezes, e que estão super-satisfeitos com a sua vida sexual, quando sabemos que a realidade não é nada assim.

    A questão de terem sido os homens a incentivar o feminismo também faz todo o sentido. Repara que antigamente a opinião das mulheres não contava para nada, nem votar podiam. Acho normal que tenha sido homens de "esquerda" de pensamento liberal e progressista a defender os interesses das mulheres, tal como se fez com a abolição da escravatura por exemplo.

    E como o Jesse diz, defender a macacada livre, não é só bom para os homens que queiram macacar! É bom para homens e para mulheres. E a macacada livre, não obriga ninguém a macacar! É como com o aborto - lá está - foi preciso um governo mais à esquerda para lhe dar esse direito, porque não houve nenhuma manifestação massiva de mulheres a lutar por esse direito. A tal como a lei do aborto não obriga nenhuma mulher a abortar se não quiser, a defesa da macacada também não obriga nenhuma mulher a macacar!

    ResponderEliminar
  3. Não acho que os bonobos sejam os mais pacíficos...mesmo assim...os conflitos voltam e voltam a surgir...não estão satisfeitos por muito tempo :P

    Como já falámos, há coisas que explicam melhor a violência doméstica entre casais (é verdade, viste a reportagem do festival dos diabos de Vinhais, que antes davam porrada nas mulheres que encontrassem? Credo!).

    Bem, Portugal foi um dos primeiros países que deixou as mulheres votarem...mas como eu dizia, foram encorajadas por homens, mas muitas lutaram pelos seus direitos e defenderam aquilo em que acreditavam (espontaneamente, sem nenhum homem para as influenciar).

    A macacada livre pode sempre acabar por magoar alguém, mesmo sendo livre..pode ser bom momentaneamente, mas não é tudo...não alimenta a alma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, por isso lá têm de fazer sexo muitas vezes para aliviar possíveis tensões!

      Sabes que eu agora sem TV pouco ou nada vejo, mas em que programa isso deu? Talvez possa ver no site da RTP.

      Ah claro, isso da macacada é muito pessoal. Na pirâmide das necessidades, para muitas pessoas, o sexo é bem mais importante que a paixão ou amor, apesar de ser algo básico a saciar. Depois por outro lado, muitas pessoas vivem relações de amor, mas que têm sérios problemas por causa do sexo. E quantas relações não acabam todos os dias porque alguém andou na macacada com outra pessoa? As coisas nem sempre são a preto e branco. Desde que as pessoas sejam felizes com as suas macaquices, e não enganem ninguém é o que interessa!

      Eliminar
  4. E fazes bem eu não ter TV, eu também não terei, por escolha...
    Foi uma notícia no telejornal da sic de hoje, da tarde...pessoalmente gosto mais dos caretos chocalheiros :D Também batem com os chocalhos, mas não parece tão mau para as mulheres...

    Sim, sim, sim, já conheço as tuas opiniões...;)

    ResponderEliminar