"Os seguidores do Duce tinham fotografias personalizadas. Os de Hitler ouviam sua voz e viam sua imagem a toda hora. Estaline era o Partido, mas também o avô Frost, o Pai Natal russo. Mao, o grande Timoneiro, o rei filósofo do Oriente, e Duvalier, Papa Doc, o primeiro protetor vodu do Haiti. Todos apresentaram-se como homens que vinham do povo, potencializaram uma nova forma de fazer política: a glorificação do indivíduo perante as massas. Sabiam, como Maquiavel, que é mais seguro ser temido do que amado, mas queriam perdurar, precisavam ser aclamados; eram obrigados a criar um aparato repressivo tanto a ponto de manter a ilusão de seu apoio popular. Este é o paradoxo do ditador moderno que analisa o livro ditadores. O culto da personalidade no século XX, do historiador holandês Frank Dikötter (Cliff, 2023).
Ao longo do século passado, milhões de pessoas aclamaram os seus ditadores, apesar da brutalidade dos seus regimes. Os rostos desses mandatários apareciam em muros, fachadas de edifícios e até em produtos de consumo diário. Após um controle ferrenho da imprensa e da educação, eles tornaram-se onipresentes graças à rádio e à televisão. Ditadores de latitudes muito díspares viram como a população desfilava durante dias em frente a seus palácios presidenciais, carregando objetos simples, medalhas ou insígnias, para mostrar sua adesão. O essencial era aparentar que a vontade brotava do coração das pessoas. O culto à personalidade não procurava convencer nem persuadir, mas conseguir a obediência através do isolamento, da submissão do indivíduo na massa. Impregnado de superstição e de magia, consagrou-se como uma forma de religiosidade popular cultivada desde cima. Hitler apresentava -se como um Messias unido ao povo alemão por um vínculo místico. Duvalier encorajou rumores sobre seus poderes sobrenaturais. E os países comunistas logo advertiram que as invocações ao líder como figura sagrada davam melhores resultados do que o materialismo dialético, estranho à maior parte da população.
A lealdade a uma única pessoa era a coisa mais importante nessas ditaduras. Seguir um credo pode criar divisões e facções. Mussolini menosprezava a ideologia e orgulhava-se publicamente de seguir apenas seus instintos. Hitler, além dos apelos ao nacionalismo e ao anti-semitismo, não precisou de muito mais. Quem realmente atraía Mengistu, na Etiópia, não era Marx, mas Lenine, que havia criado a vanguarda revolucionária. Estalin e Mao morreram de causas naturais depois de terem sido objeto de adoração durante décadas. Duvalier deixou o poder para seu filho, que prolongou o culto à sua personalidade. E o clã Kim, Na Coreia do Norte, conseguiu chegar à terceira geração de culto ao líder supremo. Mas cuidado, porque no mesmo momento em que o medo desaparece, a ficção do amor popular desmorona: o poder do casamento Ceaucescu desapareceu ao vivo. O tradicional discurso televisionado em frente ao Palácio do Povo de 1989 não mostrou as "espontâneas demonstrações de apoio incondicional", mas milhares de manifestantes cercando o maior edifício administrativo do mundo.
Os ditadores que perduram conjugam na perfeição o culto à personalidade e o terror. Numa primeira fase, o líder tem que contar com a influência necessária para abater seus oponentes e obrigá-los a que o aclamem em público. O culto rebaixa aliados e rivais, obriga-os a colaborar em comum submissão. Mas, à medida que atinge a maturidade, o líder não pode ter certeza de quem está apoiando e quem realmente se opõe à sua figura. Precisas iniciar a purga, a limpeza interna. Os dirigentes que sobrevivem, as outras faces visíveis do regime também são cúmplices dos seus crimes, pelo que os seus sucessores manterão o culto à sua personalidade. Desencadeado o terror, o mais importante é manter a ilusão de que o poder continua descansando num vínculo pessoal com o povo.
Hitler, que logo descobriu sua capacidade de falar para as massas, calculou minuciosamente suas apresentações em público até o fim. A sua primeira campanha de imagem foi projetada por Alfred Rosenberg ao completar 34 anos. Naquele dia, ele apareceu retratado sob um fundo preto em toda a imprensa. Mein Kampf foi sua biografia política, mas também sua lenda: criança e artista precoce, leitor voraz, orador nato, Messias do povo alemão. Como líder do futuro, ele não incentivou as estátuas, elas eram do passado. Pelo contrário, o seu rosto e sua voz, chegaram a toda parte. Mestre do disfarce, absorveu as emoções da multidão para fundi-las numa coreografia perfeita ensaiada em milhares de comícios e desfiles. Ao saber da sua morte, uma onda de suicídios percorreu a Alemanha.
Lenin também foi glorificado em vida. Desde o momento da sua morte, em 1924, Stalin fez-se passar pela sua ala mais fiel. Quatro anos depois, enquanto a multidão se aglomerava no desfile do primeiro de Maio, desencadeou o primeiro grande expurgo do Partido. A sua devoção não se vestiu de culto ao líder, mas de revolução proletária. Stalin encarnava o melhor da classe operária, mas também dirigia todas as vanguardas artísticas. Sua imagem muito cuidada de espontaneidade foi consagrada na Grande Guerra Patriótica. Alcançada a vitória, relegou todos os seus artífices militares que lhe disputavam a glória. Pouco antes de morrer, encomendou uma grande estátua sua no local onde confluem o Volga e o Don.
Mao Zedon, que conheceu Stalin no seu aniversário de 70 anos no Teatro Bolshoi, encontrou a sua missão na mobilização dos camponeses da China. Depois de ficar sem rivais, sem concorrentes, decidiu forjar a sua imagem de teórico. Oficialmente, ele concentrou-se na revolução cultural, mas, como Stalin, dirigia praticamente todos os assuntos de governo pessoalmente. Acabou separado, como uma figura remota, divina, que nunca saía da Cidade Proibida dos imperadores.
Todos os ditadores, por fim, queimaram livros, profanaram túmulos, destruíram templos e igrejas, apagaram os nomes das ruas e até os rótulos das lojas. Eles reescreveram o passado para forjar seu relato. Esta anatomia do autoritarismo, de suas diferentes origens e utilizações, mostra alguns aspectos inquietantes que chegaram até aos nossos dias. Em tempos de incerteza, de volatilidade e de revisionismo, reaparecem algumas das piores figuras do século XX, sob o culto à imagem que eles mesmos criaram como substituto da política.
Gutmaro Gómez Bravo (Historiador) | El País (12 de Dezembro de 2023)
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