domingo, 11 de agosto de 2019

Cruzes Canhoto!

Dicionário Porto Editora

Acordei, liguei o computador, e, como é habitual, fui ler as capas dos jornais. Choque e pavor: "Dragão entra com o pé esquerdo no campeonato" lia-se n'A Bola!

Que significa isto? Que o FCP entrou no campeonato a ganhar qual melhor jogador de futebol de sempre, o esquerdino Maradona? Não! porque afinal fiquei a saber que a equipa das Antas perdeu 2-1 em Barcelos. 

Historicamente, e vá lá saber-se desde quando, os canhotos sempre foram perseguidos, descriminados, e até mortos. Mas ainda hoje, em pleno século XXI, em muitos países, continuam a ser vítimas de estigma social, porque, lá está, são uma minoria e como todas as minorias, são descriminados pela maioria. 

Naquele livro que "nunca mente" Jesus senta-se "à direita do pai", e o lado direito é sempre referido como o lado bom, ao passo que, além de ser referido muito menos vezes, o lado esquerdo é sempre referido de forma negativa. E foi por causa da Bíblia que se iniciou esta cruzada contra as pessoas que usavam naturalmente a mão esquerda para fazer as coisas, até porque, por exemplo, os Celtas (povo tão à frente do seu tempo, mesmo à frente deste nosso tempo do século XXI) valorizavam os canhotos porque tinham clara vantagem em combate. E também os Maias e os Incas olhavam para os canhotos de forma favorável. 

Mas por causa dessa interpretação bíblica fundamentalista, a Igreja Católica começou a perseguir quem é diferente, quem usa a mão esquerda para fazer as coisas, e quem o fazia começou a ser conotado com o Diabo! Para a Igreja, ser homossexual, ruivo, preto, ou conhoto é a mesma coisa! Fogueira com eles! E certamente que também muitos conhotos fizeram-se passar por dextros para que sobre si não fossem levantadas suspeitas. Certamente que muito canhoto viveu dentro do armário. 

E muitos outros, mesmo em pleno século XX, como eu por exemplo, foram forçados a ser dextros porque em pleno século XX os professores puniam os canhotos, como se tivessem uma doença venérea! E eu nem sequer nunca soube que era canhoto de origem, até ao dia em que olhei para a forma como descascava uma laranja e perguntei... e sim "quando eras bebé pegavas em tudo com a mão esquerda, mas nós púnhamos-te na mão direita". 

Mas apesar disso ter acontecido na Idade Média!, ainda hoje, gente que até faz da comunicação a sua profissão, como os jornalistas por exemplo, continuam a atribuir a conotação negativa ao lado Esquerdo. Uuuhh cuidado, o Dragão entrou de pé Esquerdo e o Benfica entrou com o "pé direito" no campeonato!

E anda muita gente traumatizada, especialmente aquela malta urbana que vota no PAN e tem cães dentro de apartamentos, que ai-jesus-que-não-se-podem-usar-expressões como "a porca torce o rabo" ou "pegar o touro pelos cornos" mas depois não vejo literalmente ninguém a insurgir-se contra estas descriminações bacocas, que estão tão enraizadas que as próprias pessoas nem notam que estão a descriminar ao usá-las. É mais ou menos como a história de chamar "encarnados" ao Benfica porque o ditador Salazar não queria que se associasse a palavra "Vermelho" à palavra "Vencedor", e o lápis da censura era azul. Mas ainda hoje, os jornalistazinhos, não vá o ditador levantar-se da tumba, referem-se ao Benfica como "encarnados". Pois como disse um certo senhor:


Também não vejo ninguém incomodado com a própria definição que vem nos dicionários. E, se muito se falou em alterar a definição da palavra "Mulher" que estava associada (também por causa da merda da religião católica) ao "sexo fraco", até porque o Deus inventado pelos católicos é machista e misógino, pergunto: não seria também já tempo de retirar a conotação negativa e religiosa da palavra canhoto? 


Sem comentários:

Enviar um comentário