"Antigamente, quando eu era menino, ouvia dizer que às crianças só se punham nomes de santos ou santas (...)
Parece que já não queremos Anas nem Marias, Catarinas nem Joanas, e vamos entrando em outra onomástica, para variar o aspeto às pessoas. Tudo serão modas neste mundo, exceto as estrelas e eu, que sou o mesmo antigo sujeito, salvo o trabalho das notas diplomáticas, agora nenhum.
Memorial de Aires / Machado de Assis / 1908
Quando eu fui para a escola primária, os nomes dos colegas eram, entre outros: Ana Isabel, Paulo Jorge, Sílvio Telmo, Carlos Manuel, Eva Manuela, Hélder Azevedo, Nuno André, Raimundo, Andreia e Mónica.
Ainda não percebi porquê, mas agora os putos chamam-se todos Tomás, Martim, Afonso e Bernardo. Certamente, como escreveu o Machado de Assis há mais de cem anos, será alguma moda, que veio não sei de onde mas que me escapou.
Há 25 anos atrás quando entrei para a escola primária tinha na minha turma um Martim, um Bernardo e dois Afonsos, havia também um Leonardo, um Marcelo... sempre achei todos estes nomes normalíssimos. Não acho que sejam moda só atualmente, mas tem muito a ver com os meios. Já as meninas, havia uma Cármina, uma Taciana, uma Natacha, uma Dânia, duas Bárbaras e uma Eveline. Tudo nomes que naquela época eram estranhos e diferentes do habitual. Acho que o meu ainda seria o mais normal que lá andava. eheheheh
ResponderEliminarBeijinho.
O Meu Dolce Far Niente
Instagram | Facebook | Twitter
Mas lá está, tu já és um bocado mais nova que eu! Na minha infância também já havia poucas Marias e José, e no tempo dos meus pais, não fartavam Marias e Josés e claro, as Fátimas (lá está a religião de novo) ou pior, juntos os dois, os José Maria e as Maria José!
EliminarE tu além de seres mais nova, ainda por cima és de um dos distritos mais "bem" (pronunciar à Cascais!) do país! Claro que haveria de haver por aí nomes de elite! Sim, porque até nisto dos nomes, há para ricos e pobres!
Sim, o teu nome é comum (e eu gosto) mas depois tens um apelido que não é para qualquer um!
Obrigado pela visita, beijinhos.
É um apelido normalíssimo, simplesmente não é Português. Passa ali a fronteira é aos montes.
EliminarSimplesmente por não ser português é que é fixe! E voltei a receber as notificações do Blogger!
Eliminar