domingo, 26 de agosto de 2018

Como a Imprensa Portuguesa Trata um Campeão do Mundo

Ontem, dia 25 de Agosto, Fernando Pimenta, canoísta de Ponte de Lima e atleta do Sport Lisboa e Benfica, sagrou-se Campeão do Mundo de K1 1000 metros nos campeonatos do mundo que estão a disputar em Montemor-o-Velho.

Ser campeão do mundo não é propriamente uma coisa que aconteça todos os dias, por exemplo, no futebol o melhor que conseguimos foi um terceiro lugar em 1966. Nunca sequer fomos a uma final de um campeonato do mundo em futebol. E, por ser algo tão raro de acontecer, deverá ser, digo eu, digno de destaque na imprensa, certo? Então vamos ver que destaque deu hoje a imprensa portuguesa a um feito desta envergadura. 

Comecemos pelo escarro jornalístico mais vendido no país. Olhemos para a capa e o que vemos? Nada. Zero! Nem uma só referência. O pasquim consegue falar de tudo, dos jogos da bola, dos drones, da Cristina Ferreira, da Rute Marlene, do António Costa, do Papa, dos velhinhos, de um bar de alterne, mas um atleta sagra-se campeão do mundo e nada. Nem sequer merece aparecer na capa:


No Jornal de Notícias o feito de Fernando Pimenta consegue uma chamada de atenção por cima do título. É menos importante que os jogos da bola e menos importante que a exclusividade dos médicos:

E para o jornal Público, provavelmente o melhor jornal diário português, qual a importância de um campeão do mundo? Também nenhuma. O Público fala dos médicos, da alimentação, dos jogos da bola, da político, do lixo das ruas, mas um atleta sagra-se campeão do mundo por Portugal e isso não é minimamente importante para ser destaque. 


Mas se os jornais diários generalistas ignoram o feito de Fernando Pimenta, por certo que os dito jornais desportivos que lhe darão grande destaque não? Infelizmente não. São umas pequenas chamadas de capa sem a mínima relevância. Relevante para os jornais futeboleiros foram os jogos da bola de sábado. Isso é que é importante, um campeão do mundo - que é que isso interessa? Ainda assim, de todos os jornais, generalistas e futeboleiros, o maior destaque, diga-se, foi para o jornal A Bola:


É assim que a nossa imprensa se interessa pelos atletas que não são do futebol. Em Portugal a única coisa que para os média interessa é o futebol. Tudo o resto, mesmo quando os atletas são campeões da Europa ou do Mundo é como se não existisse.

Mas chega um dia em que os jornais e televisões se interessam pelos atletas portugueses. Isso acontece de quatro em quatro anos. Acontece no Verão, quando geralmente não há notícias sobre coisa alguma para dar - detalhe importante: porque não existe futebol! - e de quatro em quatro os média interessantes pelos atletas nos Jogos Olímpicos. Durante quatro anos ignoram completamente todas as outras modalidades, mas depois, aparecem, como sanguessugas para cobrar medalhas, normalmente para criticar e dizer mal, quando durante quatro anos  ignoraram completamente os atletas. 

E é pena, é mesmo pena que o desporto em Portugal se resuma a uns pontapés numa bola, modalidade essa em que, nunca sequer fomos campeões do mundo, como o Fernando Pimenta foi ontem.

P.S.: E enquanto eu escrevia isto, Fernando Pimenta ganhava uma segunda medalha de ouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário