Eu ainda sou do tempo de ouvir dizer que "o cliente tem sempre razão". Mas muita coisa mudou entretanto.
Temos um carro semi novo, deixamos na Renault Gondomar para fazer a primeira revisão, e verificamos que até nos lavaram o carro e tudo e está todo a brilhar e ficamos muito contentes. Mas chegamos a casa, e começamos a olhar mais em detalhe, e... Espera lá! O capot está todo picado! Não! Não é só o capot, o parabrisas também está todo picado! Mas que merda é esta que me andaram a fazer ao carro caralho? Até me fazem falar mal!
Resposta lá do tipo que manda: "Ah isso certamente foi o senhor andou atrás de um camião que soltou pedras e picou-lhe a pintura". Diz lá isso outra vez? Eu fui o quê? Eu fui atrás de um camião que soltou pedras, mas as pedras também me picaram a pintura dos lados e atrás? Mas pensam que estão a tapar os olhos a quem? Eu por acaso tenho ar de criança de cinco anos ou quê?
Lá está. O cliente nunca tem razão. O cliente inventa coisas. Não é a empresa que presta um péssimo serviço. Não. O cliente é que é culpado por deixar um carro com uma pintura nova na Renault, porque ingenuamente acha que será melhor atendido na marca. Lá está, o cliente nunca tem razão.
Muitos anos depois de ter passado a ter o carro revisto noutro concessionário da marca, lá voltamos à mesma Renault Gondomar. Queremos acreditar que aquilo foi só azar, nada de ruim voltará a acontecer. E como até nos tinham avisado que o motor do nosso carro tem um cancro, que dá problemas bastante dispendiosos e pode dar cabo do motor, porque tem uma peça que tem de ser mudada, avisamos a menina do atendimento (gira e sempre simpática) e ela até escreve lá na folha da ordem de reparação, textualmente, se não é preciso mudar aquela peça. Os mecânicos dizem que não, que aquela peça não se muda porque nunca avaria, por isso não tem manutenção.
Só que, sete mil quilómetros depois, o carro começa a fazer um barulho. Vamos logo à oficina mais próxima e lá vem o diagnóstico: o senhor deveria ter mudado a tal peça, que "nunca avaria e não tem manutenção" e como não mudou, agora vai ter um prejuízo de milhares de euros.
Confronta-se a Renault Gondomar e antes de iniciar o processo de reclamação, dizem-nos que não têm nada a ver com o assunto sacudindo a água do capote. Da Renault Portugal veio a mesma resposta. Porquê? Porque agora o cliente nunca tem razão!
Via Imagens Google |
Há dias um poste de eletricidade caiu sobre outro carro que está em meu nome. Enviada a reclamação para a EDP, recebo agora por e-mail a resposta:
"Lamentamos a ocorrência dos danos que nos reclamou, mas não podemos assumir a responsabilidade pelos mesmos".
Pois é, eu também lamento. Profundamente. Aqui há uns anos morreram sessenta pessoas em Castelo de Paiva, por culpa de alguém, que não fez a devida manutenção à Ponte Hintze Ribeiro, e esta ruiu levando consigo muitas pessoas que regressavam de um passeio às amendoeiras em flor. Mas segundo o tribunal não houve culpados. A culpa foi das pessoas que atravessaram a ponte no momento errado. A culpa foi das pessoas que morreram! Não tinham nada que ter morrido!
Mas de facto eu lamento profundamente. Lamento profundamente viver num país onde o cliente nunca tem razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário