domingo, 17 de dezembro de 2017

E por falar em controlo, manipulação e suposto ciúme...

E de repente, depois da cena do "Lamento, mas não vou falar mais contigo" lembrei-me da seguinte história, contada num fórum da internet, por onde andei durante cerca de um ano, e que não deixa de ser o exemplo por demais evidente do que tenho vindo a afirmar. Na maior parte dos casos, a culpa das situações em que as vítimas de se enfiam, é muitas vezes quase exclusivamente sua, por se deixarem pisar e escolherem só quem as trata mal. E eu pergunto-me: como é que uma mulher moderna, inteligente e formada se deixa envolver por merdas deste género? Eu não consigo entender:


"Uma amiga muito querida namorava com um ainda maior amigo meu mas não tão querido como ela. Ele, que era muito ciumento, proibiu-a de ter Facebook. Chegou ao ponto de ela não poder passar no mesmo corredor que um qualquer colega homem ao mesmo tempo. Se estivesse um homem no corredor, ela teria que esperar algures para ele passar, para depois ela o poder fazer. O namorado sabia se ela seguia as “instruções” ou não facilmente porque eram colegas de trabalho. E esta amiga tão querida, uma rapariga inteligente, fazia tudo isto. Até se vir a saber que para além de Facebook, que ele proibia-a de ter mas que ele tinha, estava também no Badoo numa foto de tronco nu, a querer conhecer mulheres. Foi também descoberto por uma outra amiga em comum, abraçado a uma outra rapariga numa loja.

E ela sempre a julgar que ele era ciumento por amor a ela, na verdade o ciúme que ele tinha era apenas porque ele reflectia nela o que ele próprio era (tinha medo que ela fosse igual a ele)." (CJM3)

Precisamente. Tinha medo que ela fosse igual a ele.

2 comentários:

  1. Li por esses dias que ninguém escolhe quem amar. Mas escolhe, sim, permanecer em um relacionamento ruim. E é isso mesmo. Algumas relações são tóxicas, não deveriam seguir em frente.

    Beijos, meu bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia Helena,
      Sim, sou dessa opinião também. Amar mesmo ou apaixonar-se de verdade é como se fôssemos escolhidos, como se o Cupido nos acertasse. Agora, as pessoas também podem iludir-se, ou então decidir entrar numa relação com alguém por determinado interesse ou achar que mais à frente se vão apaixonar.
      Mas sem dúvida que podem sempre decidir, ou tentar tentar reparar as anomalias da relação, ou pôr-lhe mesmo um fim se não tiver reparação possível. Se por um lado também acho que hoje em dia parece que ninguém está para se dar ao trabalho de resolver conflitos numa relação, por outro, muitas vezes as pessoas ficam numa relação que só lhes está a fazer mal.

      Beijos

      Eliminar