terça-feira, 6 de junho de 2017

Eu vou ao Fundo mas tu vens Comigo

Todos os dias às 8h15, uma vítima de gémeos fala sobre como os filhos são do pior que pode acontecer a uma pessoa.

No programa de hoje da Antena 3 é absurdamente genial:

"Hoje gostava de mostrar aqui a minha solidariedade no que toca às pessoas sem filhos. As pessoas sem filhos sofrem de um bullying tramado. Fogo. Je-suis-pessoas-sem filhos (só que com filhos). Aliás, eu quanto mais tenho filhos mais percebo as pessoas sem filhos. Há duas grandes razões para uma pessoa não ter filhos, mas já lá vamos, porque primeiro há duas grandes razões para as pessoas fazerem perguntas. 

Uma é porque sim. Porque o ser humano é assim pró perguntadeiro. A outra é uma teoria que eu cá tenho. Que é a teoria do "eu vou ao fundo, mas tu vens comigo".As pessoas com filhos ficam assim com uma espécie de uma estranheza... 
Namoraram, casaram...mas não têm filhos! É como se a vida tivesse dado erro. Empancou ali e não anda mais. 

E depois estão ali enterradas num lodo de fraldas e birras e ranho e gritos, e querem arrastar mais uns quantos para a lama, só para não terem de os ver acordarem ao meio-dia, ou a fazerem o que lhes apetecem, só porque podem. E depois pensam: "então, estou aqui eu tão ocupado a ser um adulto - quem são estes irresponsáveis que ousam continuar a divertir-se como se não houvesse amanhã? Não ouviram o chamamento, hein?" 


E então claro, lá vem a perguntinha não é? Então e vocês,quando é que tem filhos? Quando é que fazem um destes?  Também aqui há duas grandes razões para uma pessoa não ter filhos. 
Uma é porque não quer. A outra é porque não pode. E como é que nós sabemos de qual dos casos se trata? Não sabemos! 

Mas, calma, eu penso que, eu não sei... Eu não tenho a certeza absoluta do que estou a dizer, mas eu penso que a Terra vai continuar a cumprir a sua rotação mesmo se as pessoas não estiverem no poder dessa informação sobre a vida dos outros. Até porque parecendo que não, perguntar uma coisa a uma pessoa que ela quer e não tem, pode ser chato. Se for uma coisa que ela não tem e não quer, se calhar não tanto, mas não há muito por onde escapar. Por isso, a menos que alguém diga, o melhor é fazer como dizia o outro, e seguir a máxima: "Se não sabe, então por que é que pergunta"? 

Inês Lopes Gonçalves / O Pior do Mundo são as crianças

O Pior do Mundo São as Crianças de 06 Jun 2017


Sem comentários:

Enviar um comentário