sexta-feira, 10 de junho de 2022

Ainda Bem Que os Carros Elétricos Não Têm Pneus nem Travões!



 Metam na cabeça: no status quo da política atual ninguém está preocupado com o Ambiente! 
Ninguém! Nada, zero! Tudo tangas para seduzir o voto, principalmente dos mais jovens. Mas na verdade ninguém está minimamente interessado em combater a poluição, na sustentabilidade ou no (alegado) aquecimento global (e digo alegado porque ainda há não muito tempo a ciência dizia-nos que íamos todos morrer congelados) 

Há só uma única coisa que interessa no mundo atual: fazer mais dinheiro! 
E defender o Ambiente implica produzir muito menos, reutilizar mais e reflorestar. E isso vai radicalmente contra a economia. É preciso "crescer" mais, dizem-nos constantemente. É preciso "produzir" mais. É preciso "produtividade". E produzir é poluir. Sempre. 

Apesar de ser a atividade humana que mais polui, todos querem é viagens de avião baratas - e depois não deixa de ser engraçado que os combustíveis não parem de aumentar mas o preço das viagens de avião estão, ironicamente!, cada vez mais baratas! - tal como todos querem é trocar de brinquedo eletrónico todos os anos, só porque sim, e comprar muita roupa barata, mesmo que seja produzida no Camboja com recurso a exploração de trabalho infantil. 

E, depois de terem passado anos a venderem-nos a ideia de que o gasóleo é que era ecológico, não é senhor Barroso? agora iniciou-se uma cruzada contra os carros de motor a gasolina e gasóleo. Porque o motor elétrico é que é verdadeiramente ecológico! Como se bastasse estalar um dedo e as baterias elétricas se carregassem ou, como se um carro elétrico não tivesse uma pegada ecológica muito maior, ou, como se soubesse o que se vai fazer aos milhões de baterias que se vão produzir e que, ciclicamente, se terão de substituir, como já têm que ser substituídas as baterias dos empilhadores, dos computadores portáteis ou dos telemóveis. 

Mas eu depois eu olho para o que se passa na própria empresa onde trabalho, que até, diga-se, é uma empresa que reutiliza equipamentos, evitando assim a produção de novos todos os anos, mas quando vejo milhares de baterias de lítio usadas e pergunto ao chefe qual será o destino de todo aquele material perigoso, a resposta que ouço é: aterro sanitário porque ninguém trata aquele tipo de resíduo. Mas os carros elétricos são totalmente ecológicos! Vamos fazer de conta que acreditamos. 

E já sabíamos que, metade da poluição do carro é desgaste de pneus e travões, mas esta semana a coisa ainda ficou mais divertida quando um estudo publicado no The Guardian nos diz que:
"A poluição provocada pelos pneus dos carros é duas mil vezes mais do que a poluição que sai dos escapes. Os tubos de escape estão agora tão limpos que se estivéssemos a começar do zero nem os regularíamos"

Fico muito mais sossegado quanto ao futuro visto que, como sabemos, os carros elétricos serão vendidos sem pneus e sem travões!

Sem comentários:

Enviar um comentário