quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

The Magdalene Sisters

Porquê? Em nome de Deus que fizemos para merecer isto? Não somos escravas... Nem inválidas, e o que é que fizemos? Ter um filho não é um crime. 
Tê-lo não sendo casada é pecado mortal. 
Pecado mortal nenhum justificava este lugar. Mas eu cometia qualquer um, mortal ou não, para sair daqui.
 

Calcula-se que umas 30 mil mulheres foram enclausuradas em Asilos Madalena por toda a Irlanda. A última lavandaria foi fechada em 1996.

"As irmãs de Maria Madalena" (The Magdalene Sisters) é um filme de 2002, muito bom, mas muito perturbador e revoltante também. O filme, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, é baseado em factos reais, que não são passados na Idade Média mas sim há meia dúzia de anos. Somos confrontados com a realidade dos conventos irlandeses até 1996 (mas que por certo serão a realidade dos conventos por esse mundo fora).

Os conventos de Maria Madalena na Irlanda eram administrados por freiras da Misericórdia em nome da Igreja Católica. A estes conventos (ou asilos?) iam parar jovens mulheres por motivos tão diferentes como: ser violadas, mãe solteira (os filhos eram-lhes retirados mal nasciam), ser demasiado bonita ou demasiado feia, demasiado ingénua ou demasiado inteligente. Ali eram levadas e fechadas e eram obrigadas a trabalhar numa lavandaria durante anos (às vezes toda a vida) sem qualquer pagamento. 

O filme acompanha a vida de quatro mulheres reais: Crispina, Rose Margaret e Bernadette ali encerradas para expiarem os seus pecados: serem mães solteiras, abusadas, demasiado bonitas ou demasiado simples ou inteligentes. 

Mas além de serem prisioneiras e escravas e, estarem impedidas de contactar com os filhos,  não pensem que as suas vidas dentro dos conventos eram mais fáceis. Não podiam falar umas com as outras (no filme mostram-nos as estratégias que arranjavam, por exemplo, enquanto dobravam os lençóis, era quando se aproximavam que iam trocando palavras por forma às freiras não ouvirem), eram espancadas e rapavam-lhes o cabelo se tentassem fugir, e eram alvo de constantes humilhações, por exemplo, no filme mostram isso quando as freiras as puseram nuas e faziam comentários sobre os seus atributos físicos.  

É perturbador pensar que, aqueles que se arrogam de defensores da moral e dos bons costumes, defensores da suposta palavra de Deus, acabam no fundo por ser os piores, opressores, que escravizam, humilham e maltratam os seus semelhantes. Pior ainda quando falamos de freiras, que também são mulheres, a ostracizar sadicamente outras mulheres. 

Os conventos Maria Madalena foram encerrados em 1996, mas podemos olhar para estes conventos como uma metáfora da nossa vida atual, em que as mulheres ainda são vítimas de discriminação a todos os níveis, discriminação essa perpetuada nos últimos dois mil anos pela religião católica, discriminadas ainda, seja no trabalho ou na sociedade, e vítimas de violência nas casas onde habitam, pagando tantas vezes com a própria vida só pelo simples facto de terem nascido mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário