sábado, 20 de fevereiro de 2021

Fazer Política Não É Colar Cartazes Engraçados


 Há dois novos partidos no espectro político português. O Iniciativa Liberal, à direita, que vem basicamente substituir o CDS, mas sem aquela cassete cristã, chata, que as mulheres têm que casar virgens, que as crianças não podem ter aulas de cidadania, e que ninguém pode fazer um aborto (só se tiver dinheiro e puder ir fazê-lo a outro país) tal como ninguém ouse falar em eutanásia que é pecado mortal e nada cá de falar de direitos de minorias, de homossexuais e direitos das mulheres que isso é modernismo que a santa madre igreja não gosta! E temos agora também o partido Chega! (com ponto de exclamação no fim!) que, basicamente é o mesmo que o Iniciativa Liberal (quer privatizar tudo) mas com aquela parte nazi fofinha, racista, xenófoba, marialva e com ligações a igrejas evangélicas e grupos de sites de mentiras / negacionistas como o QAnon que apoiava Trump e Bolsonaro. 

Iniciativa Liberal e Chega! (com ponto de exclamação no fim!) têm duas coisas em comum: os cartazes. São partidos do contra, não são partidos, por exemplo, como o PAN que defende as suas ideias. Não. Iniciativa Liberal e Chega! (com ponto de exclamação no fim!) não têm voz própria, não aparecem para melhorar a sociedade. Existem só em tom de crítica, de bota abaixo de querer, por exemplo, destruir a escola e saúde pública, que é de todos, para favorecer os grandes grupos económicos e o 1% de privilegiados.  

O Iniciativa Liberal, por exemplo, tinha um cartaz "com primos" fazendo o trocadilho engraçado, aludindo ao cartaz do Partido Socialista que afirmava "cumprimos" as metas orçamentais.  Já o Chega! (com ponto de exclamação no fim!) anda sempre com a corrupção nos cartazes. 

Pois bem, agora que o Chega! (com ponto de exclamação no fim!) deu o dito por não dito e se coligou com o PSD (até já  disse quais os ministérios que quer se um dia tiverem maioria no parlamento!) e conjuntamente com o Partido Popular Monárquico e o apoio da Iniciativa Liberal formaram (com o aval do senhor Presidente da República) um governo nos Açores com um partido fascista, ficamos a saber umas coisinhas muito interessantes. 


Então não é que esta coligação de direita/extrema-direita tem um governo que vai custar mais 2 Milhões de Euros ao povo açoriano? Dois milhões em nomeações recorde e, pasme-se, com ligações familiares à mistura? Então mas não andava o povo português a ver ligaçoes familiares na política, para esta gente de extrema-direita vir fazer o mesmo? Mas os açorianos ao menos podem estar descansados que vão ficar sem RSI no território mais pobre português e vão agora todos viver muito melhor!

É por isto que devemos ter muito cuidado com novos momentos populistas que dizem meia dúzia de larachas sem ponta que se lhe e prometem o paraíso. Não se esqueçam que Hitler começou por ser eleito. Porque fazer política a sério é, ou deveria ser, uma tarefa nobre. Fazer política não é colar uns cartazes muito engraçados como quem faz um "meme" na internet sem qualquer substância. Quando Iniciativa Liberal e Chega! (com ponto de exclamação no fim!) clamam que chega de corrupção, eles não estão a dizer que querem acabar com ela! Estão sim a dizer que, é também já tempo deles meterem a mão na massa.

# Dizes Uma Coisa em Campanha e Fazes Outra Quando eleges um Deputado? És um Fascista Neo-Liberal Hipócrita e Populista e Não Sabias!


1 comentário: