sábado, 6 de abril de 2019

Será que Há uma só Oficina Automóvel em Condições neste País?

"Se não fosse um amigo meu que lá trabalha, 
e que me tivesse dito, eu não acreditava: 
na Bosh Car Service não mudam o óleo, 
acrescentam"

Imagem emprestada da net


Começo a achar que não. 

O primeiro mecânico sempre me pareceu bom, ainda que nessa altura, do meu primeiro cavalo, que era branco, a mecânica era outra. Basicamente era mesmo só mecânica e não tanta eletrónica como agora, em que os vidros deixam de funcionar por tudo e por nada, um qualquer sensor passa-se e o carro já só anda a 50Km/hora.

O primeiro mecânico sempre me pareceu bom mas a verdade é que o carro, apesar de ter 1200cc a gasolina e ter 300 mil Km, também nunca dava problemas. Mudava o óleo e o filtro, trocava pneus, e calços, e basicamente o carro só tinha que ver substituídas peças de desgaste. E o mecânico sempre me pareceu bom, mas passados uns anos logo aí começaram os problemas. 
- Não é que o mecânico decidiu ter um AVC e morrer?!

Fiquei sem mecânico, e entretanto também decidi comprar o meu atual cavalo preto, carro que está comigo há já bem mais tempo que qualquer relação amorosa: onze anos! Bom, o carro foi comprado com 50 mil km, num estado quase semi-novo, e assim sendo, achei por bem meto-lo na Renault. E tudo foi correndo bem - tirando que logo na primeira vez que me deram cabo da pintura e tentaram convencer-me que aquilo terá ficado assim, porque "se calhar" vim para casa atrás de um camião que salpicou qualquer coisa e estragou a pintura... Espera lá, mas qual foi a parte do carro estar com a pintura toda picada, a toda a volta, incluindo o vidro da frente em que mais parece que andaram a fazer tiro ao alvo que vocês não perceberam? Não acham que se calhar foi da lavagem automática que eu não solicitei?

As manutenções programadas lá foram sendo feitas, e eram bem caras e, mesmo que no centro de inspeções dissessem que estava tudo bem, conseguiam arranjar qualquer coisa que "se calhar era melhor mudar"! Isto até ao dia em que, por culpa da marca, que, mesmo tendo sido alertada por mim, se não deveriam fazer uma certa substituição de peças (que já me haviam alertado) dizem-me que não, que não é preciso porque aquelas peças não avariam (fartos e cheios de saber que é o cancro daqueles motores DCi) e o carro avariar 5 mil Km depois e me ter dado um prejuízo de mais de mil euros! Claro, não assumiram o erro e o comportamento totalmente negligente que tiveram (apesar de tudo ter ficado escrito) e, depois de escrever no Livro de Reclamações e ter recorrido a Tribunal Arbitral (que é uma autêntica anedota!) tive que arcar com as despesas numa outra oficina porque caso contrário teria que gastar ainda mais dinheiro num tribunal comum.

Nova oficina mesmo ao lado do emprego. Da primeira vez correu bem, não tive nada a apontar. Lá voltei da próxima vez e eis que começaram os problemas. Mecânico demasiado voluntarioso! Uma pessoa diz que é só para mudar o óleo, previne-o que se encontrar mais alguma coisa é para avisar antes (como antes já não tinha avisado) e chegados lá apercebemo-nos que mudou mais peças, trocou as rodas da frente para trás, lavou o motor e aplica-nos uma conta (sem IVA!) mais ou menos do dobro que estávamos à espera! 

O melhor livro de reclamações é não pôr mais os pés na oficina e então, depois de ter falado com uma pessoa de família, passei a deixar os carros numa oficina perto da terrinha .

As primeiras vezes tudo bem. Preços bastante acessíveis, parecia que, finalmente, tinha encontrado a oficina da minha vida! Até que, depois dum tio meu ter tido um acidente, e ter ficado com o carro com algumas amolgadelas, sugeri-lhe que lá deixasse o carro. Entretanto, e vários telefonemas depois, o carro já lá está há mais de três meses, e do outro lado só ouço desculpas. 

Os mecânicos ganham imenso dinheiro, e têm, por exemplo, grandes comissões só nas peças. Mas ainda assim, trocam coisas que não são precisas, cobram serviços que não fazem (ainda me lembro do colega arquiteto se queixar que levou o Smart à marca, e cobraram-lhe uma carga de ar condicionado, quando o carro simplesmente nem ar condicionado tem!) sem falar nas peças usadas que metem, quando dizem que metem e lá continuam as mesmas peças velhas, e, juntando a isso, muitas vezes toda uma série de reparações mal efetuadas. 

Acho que é mesmo caso para começar a pensar que não há uma oficina automóvel em condições neste país... E não exijo muito. Só peço: competência, seriedade e profissionalismo. Se alguém conhecer alguma que avise.

Sem comentários:

Enviar um comentário