sábado, 24 de março de 2018

Os Portugueses estão Mais Felizes

Segundo o Relatório Mundial da Felicidade, que começou a ser publicado em 2012, os portugueses estão mais felizes. Este relatório mediu a felicidade em 156 países e mede coisas tão diferentes como o PIB per capita, apoio social, esperança de vida saudável, liberdade social, generosidade e ausência de corrupção. 

E se há três anos Portugal estava classificado no lugar 94 e há dois anos estava no lugar 89, este ano Portugal subiu 12 lugares, situando-se em 77º. Curiosamente não ouvi qualquer eco desta notícia nos média portugueses. Mas suspeito que se Portugal tivesse descido já alguém iria achar interessante divulgar a notícia, primeiro porque os média portugueses têm uma especial predileção por notícias negativas, depois, porque têm critérios editoriais muito bem definidos e parciais. 


Acho que seria para este resultado que os políticos deveriam trabalhar. Trabalhar numa política de felicidade, para que as pessoas se sintam cada vez melhor, e não o contrário, levando milhares de portugueses a emigrar para outras paragens, na procura de melhores condições de vida. 

Quer isto dizer que está tudo bem? Não, pelo contrário. Portugal está no lugar 77 em 156 países! É miserável a felicidade dos portugueses! Portugal está agora, só um lugar acima da metade dos países! E tem à sua frente países como Paquistão, Filipinas ou Líbia, e bem mais à frente os países da América do Sul: Equador (44), Colômbia (36), Uruguai (28), Argentina (24) e Brasil (22). 

Segundo este relatório da ONU são os países nórdicos que sempre lideraram o ranking dos países mais felizes: Noruega, Dinamarca, Islândia, Suiça, Finlândia. 

O que não deixa de ser irónico, é ser estes países gélidos, com um clima tão rigoroso e com as mais altas taxas de suicídio que as pessoas mais felizes se sintam, mas não será alheio o facto de viverem nos países com mais qualidade de vida do mundo. Por outro lado, nós portugueses, que vivemos no sul da Europa, com um clima espetacular, no terceiro país mais pacífico do mundo e com bem condições condições de vida que os países da América Latina somos extremamente infelizes. 
Porque será que os portugueses se sentem sempre tão desgraçadinhos?

World Happiness Report

Sem comentários:

Enviar um comentário