sábado, 30 de setembro de 2017

Ide todos Buzinar pró Caralho

Há diversas situações em que as pessoas julgam que a lei como que se suspende e pode ser infringida livremente só porque...Sim! E uma dessas situações com que ainda à pouco me deparei são as buzinadelas por parte dos condutores. A Lei do Código da Estrada diz que:

Artigo 22.º Sinais sonoros
1 - Os sinais sonoros devem ser breves.
2 - Só é permitida a utilização de sinais sonoros:
a) Em caso de perigo iminente; 
b) Fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar e, bem assim, nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida.
3 - Excetuam-se do disposto nos números anteriores os sinais de veículos de polícia (...)
7 - Quem infringir o disposto nos números 1 e 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300. 

Via Google
Não, no Código da Estrada não diz aqui nada sobre se poder buzinar à vontade quando se vai em romaria num casamento! Será que as pessoas acham mesmo que, só porque vão em grupo, todas muito bem vestidas, a celebrar o casamento (ou enforcamento) de duas pessoas, como que existe uma exceção na lei para poderem buzinar livremente? Não, não há! É proibido buzinar mesmo quando vão em caravana para um casamento, antes ou depois do sim dos noivos!

Não. Também não diz aqui nada sobre ser permitido buzinar só porque o vosso clube foi campeão nacional de futebol ou de outra modalidade qualquer! 

Não. Também não há exceção nenhuma - aliás é expressamente proibido - buzinar dentro de túneis! Mas as pessoas parece que sofrem de um tique incontrolável, e sempre que passam, por exemplo, pelo Túnel da Ribeira no Porto, e mesmo com um sinal de proibição de buzinar, têm de buzinar, só porque parece muito fixe fazer um enorme cagaçal, e os peões que lá vão a passar quase ficam surdos. 

E não, também não diz nada no código da estrada, sobre o último dia de campanha eleitoral. E era à pouco, ouvir as caravanas dos partidos, ainda por cima, depois das dez da noite, todos a buzinar como se não houvesse amanhã. Estamos muito mal, quando até os candidatos às autarquias, por ignorância ou intencionalmente, não cumprem a lei. 

No meio disto tudo eu pergunto: o que é que a policia anda fazer?  

Sem comentários:

Enviar um comentário