segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Falha na Matrix

Numa outra cidade qualquer que não a aldeia onde vivo, encontro os meus carros, ambos com mais de vinte anos, estacionados, um ao lado do outro. Encontrar um Starlet preto já não é fácil, encontrar um Toyota Starlet preto ao lado dum Frontera B é certamente uma falha na Matrix.




quinta-feira, 26 de setembro de 2024

domingo, 22 de setembro de 2024

Os Motivos para Alarme e Os Governos Aparentes

 


"Em abril de 2022, fui convidado para um evento sobre a guerra na Ucrânia num liceu. Disse que todos os partidos, incluindo Meloni, que na altura estava na oposição, apoiavam a NATO, e falei sobre o Batalhão Azov, com os seus símbolos nazis. E disse que a Giorgia Meloni, sendo neonazi na alma, gostava dos nazis ucranianos. Passaram cinco minutos e a polémica já estava nas redes sociais. Fiquei atónito, porque "neonazi" é uma categoria política, como "neostalinista" ou "neoliberal". Há quem se sinta orgulhoso de ser chamado assim e outros não. Mas não é um insulto, é uma avaliação (...)

No que diz respeito à liberdade de ação de um governante europeu, os limites são de 10%. Os restantes 90% são decididos pela NATO em termos de política externa e militar, e pela UE em termos de política económica. Se retirarmos isso, o único campo de manobra que resta é descarregar sobre os imigrantes.

Citava Tocqueville, que ao falar dos autores clássicos dizia: "Têm qualidades especiais que podem servir para contrabalançar os nossos defeitos".

Tenho refletido sobre estas palavras. Ele dizia que esses textos não tinham originalidade de conteúdo, mas uma grande perfeição formal. E como a democracia, segundo Tocqueville, é a igualdade para baixo, algo negativo, os clássicos, que são refinados na forma, são um antídoto contra a banalidade inerente à democracia. Depois acrescenta que os clássicos podem impulsionar um espírito revolucionário subversivo. Por isso, melhor poucas escolas clássicas e muitas técnicas. A parte mais bonita é quando ele diz que, na verdade, a Atenas clássica não era uma democracia, era uma aristocracia um pouco mais ampla.

Os autores clássicos ainda são uma boa vacina para defender a democracia?

Sem dúvida, basta lê-los.

Qual recomenda a um jovem?

Uma educação política absolutamente indispensável é a obra de Tucídides. E de Rerum Natura, o poema de Lucrécio sobre a natureza das coisas. Magnífico, Einstein também gostava. Pelo esforço de traduzir a teoria atomista da realidade em versos compreensíveis e por dizer que a morte não existe, porque quando há morte nós não estamos, que os deuses não estão, e se estão, não se interessam por nós. São livros de grande importância. A ciência moderna nasceu ali. São textos incendiários, que mudam a vida de um jovem...

Grandi, Cada Vez Mais Grandis

 


O meu Toyota Starlet e um Mini. Quem é o "mini", afinal?

Não sei, mas talvez os pénis estejam cada vez mais pequenos porque a tendência é carros cada vez maiores e maiores, a ocupar lugares de estacionamento maiores. 

O PS não é socialista; o PSD não é social democrata; o CDS não é do Centro; o Benfica não é o clube do povo; e o Mini não é pequeno. É Grandi!

O Presidente Marcelo e a Dualidade de Critérios

 


Meados de setembro de 2024. Temperaturas de trinta graus, de manhã eu já saio de casaquinho mas a humidade está muito baixo e faz vento. 

Os responsáveis enviam SMS a alertar os incendiários que esta é uma excelente altura para ir incendiar a mata. 

Trabalho junto ao Cais de Gaia. Na segunda-feira deparamo-nos com uma enorme fumarada, quase não se vê nada. Uma amiga envia-me um vídeo de Aveiro e na avenida central está está cheio de fumo. Nas notícias ficamos a saber que há grandes incêndios em Albergaria e Oliveira de Azeméis, mas também em Gaia e Gondomar. 

Os incêndios rapidamente tomam grandes proporções e, em Gondomar alastram com grande gravidade. Na quarta-feira, ao sair de casa já vejo as chamas ao longe e a entrar na estrada nacional N108 tenho a estrada cortada. Consigo chegar ao trabalho mas com o coração nas mãos. Como é que vou encontrar as casas, a minha e a dos meus pais quando chegar a casa?

Leio nas notícias que a noite em Melres foi horrível. Os responsáveis autárquicos queixam-se da falta de meios e não há aviões, mas com tanto fumo, se calhar também nem poderia atuar. Há incêndios por todo o lado, na zona norte e centro, e basta comparar o mapa dos eucaliptos com o mapa onde arde, é o mesmo. Arde o Cavaquistão ou o Eucaliptugal 

Houve muitos prejuízos, casas que arderam, feridos e mortos a lamentar.

Felizmente nesse mesmo dia as coisas acalmaram e, apesar do muito fumo, o incêndio foi extinto. 

Várias pessoas contactaram-me a saber se estava tudo bem, incluindo algumas com quem não falavam há imenso tempo.

Foi uma tragédia. Todos conhecemos as causas mas ano após ano nada se faz e tudo continuará a arder, para encher os bolsos a alguns, muito poucos, e para miséria de todos os portugueses, para miséria da nossa flora e fauna. 

Mas agora olho para o comportamento do nosso presidente da república e comparo as atitudes de 2017 com as que tomou agora. 


Em 2017 o "Estado falhou", era preciso rolarem cabeças, despediu a ministra da administração interna em direto. Mas agora, sete anos depois, em que a ministra nem sequer apareceu, nem se dignou a falar, e em que um primeiro-ministro mente descaradamente, e atira areia para os olhos das pessoas, falando de fantasmas, como se houvesse um plano orquestrado para prejudicar o país, quando o que os dados oficiais nos dizem que a maioria dos incêndios é resultado de negligência, já o nosso presidente-das-selfies nada faz e nada diz. 

Agora que o governo é da sua cor, e ele que tudo fez para os colocar lá, agora já está tudo bem. 

Não, Marcelo, não está tudo bem. Está tudo igual. A única coisa que está diferente é o teu comportamento, o teu e o da comunicação para com o este novo governo. Agora a comunicação está muito mansinha, quase amestrada perante todo o rol de irresponsabilidades que têm acontecido: assaltos aos computadores com os segredos do Estado do Ministério da Administração Interna, fuga de presos perigosos de uma cadeia de alta segurança, a falta de milhares de professores no início do ano letivo, o caos na saúde com urgências fechadas e as grávidas a terem os filhos na autoestrada...

Pensado bem, se calhar, os incêndios até deram jeito ao governo... 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Previsões Astrológicas para um Outono Incrivelmente Imprevisível

Tudo ao mesmo tempo. Meti-me a fazer o curso de treinador que me ocupou três fim de semana de sexta, sábado e domingo e vai implicar um estágio de um ano. Mas onde é que eu estava com a cabeça quando decidi meter-me nisto? Juntou-se o torneio que estou a organizar, e juntou-se uma e outra situação pessoal que não quero falar. 

Por isso, não é de estranhar que tenha achado imensa graça quando li este horóscopo, da revista americana New York Magazine, que diz o seguinte sobre o meu signo para o Outono:

TOURO

"Com o eclipse solar em Balança a 2 de outubro a passar pela área do teu mapa associada à saúde, bem-estar e organização, estás a tentar fazer malabarismos com mais do que consegues lidar. Com todas essas obrigações na tua lista de tarefas e a ocupar-te a mente, mal tens tempo para relaxar. Como és um signo de terra, é essencial que te sintas estável e com os pés assentes na terra, por isso, talvez seja boa ideia recusares alguns convites".


CARNEIRO

Sabemos todos que és mais motivado pela tua independência, mas este outono, pensa em abrir-te a essa pessoa especial. O romance, as amizades e até as colaborações profissionais podem ser melhoradas nas próximas semanas, graças à passagem do sol por Balança, amplificada por um poderoso eclipse solar a 2 de outubro. Considera como podes fazer com que cada ligação seja benéfica para ambos.

LEÃO

As próximas semanas serão uma excelente altura para encheres a tua agenda – tu consegues dar conta do recado! No entanto, lembra-te de que Plutão vai voltar a entrar em Aquário, ativando a área do teu mapa associada às relações sérias, e todos vão querer arrastar-te para os seus dramas. Embora possa ser divertido intrometer-te um pouco, não te deixes envolver demasiado na confusão.

SAGITÁRIO

Já faz algum tempo desde que foste tão impactado pelos eclipses, mas, em setembro, a poderosa ativação do eixo Virgem-Peixes vai inspirar-te a abrir as tuas pequenas asas e voar. Quer estejas a começar um podcast ou a voluntariar-te, por exemplo, numa campanha presidencial, vais sentir-te capacitado para explorar formas de seres ouvido e ajudar a inspirar uma mudança positiva real.

VIRGEM

Nos próximos meses, os planetas vão ativar a área do teu mapa associada às finanças e recursos, apresentando-te novas formas de gerir o teu dinheiro. (E tu sentes-te mais seguro e estabilizado quando sabes que tens um plano em marcha.) Ainda melhor, a próxima série de eclipses vai convidar-te a sonhar mais alto (e mais audaciosamente) do que nunca.

CAPRICÓRNIO

Com os planetas a passarem pela área do teu mapa associada à carreira, sucesso e construção de legado, esta é a altura perfeita para dares alguns passos ousados para moldar o teu futuro. Consegues esforçar-te só mais um bocadinho? Vale a pena, porque, nas próximas semanas, as pessoas em posições de decisão vão reparar em ti, e os teus talentos têm o potencial de ser reconhecidos de uma forma significativa.

GÉMEOS

Tiveste um breve período de retraimento, mas esta nova série de eclipses no eixo Virgem-Peixes está a trazer-te de volta e em grande! Desfruta deste surto de energia. Diz “sim” ao happy hour depois do trabalho, reconecta-te com um velho amigo, fala com o teu colega na cozinha do escritório. Não te surpreendas se toda essa socialização e movimento desencadearem um novo romance emocionante.

BALANÇA

O equinócio de outono, que dá início à tua época de aniversário, equilibra o céu com partes iguais de dia e noite – um símbolo de harmonia e renovação. Para ti, é um lembrete de que a tua energia está alinhada para novos começos e crescimento pessoal. Talvez possas considerar definir algumas intenções inspiradas para a tua próxima volta ao sol? Reflete profundamente sobre os teus desejos e faz um plano para os concretizar.

AQUÁRIO

Trabalhaste arduamente no último ano, e agora os teus esforços estão finalmente a ser devidamente reconhecidos. As próximas semanas também marcam o início de um novo capítulo, à medida que Plutão, o planeta da transformação, se instala no teu signo. Então, o que será? Talvez estejas pronto para experimentar um novo hobby, viajar para um lugar diferente ou reinventar completamente a tua vida.

CARANGUEJO

As próximas semanas vão trazer uma avalanche de mudanças, especialmente em torno da casa e da família. (Podes culpar o eclipse solar em Balança por isso.) Tens tido conflitos a fervilhar com um parente, um colega de casa ou até com os teus próprios filhos? Isso fez-te lembrar, explícita ou implicitamente, de situações desafiantes do passado? Agora é o momento ideal para enfrentares a situação de frente.

ESCORPIÃO

Enfrentar a verdade pode ser doloroso – é por isso que tantas pessoas vivem num estado constante de negação. Nas próximas semanas (especialmente à medida que o caos começa a desenrolar-se durante a época dos eclipses), certifica-te de que estás a ser especialmente compassivo contigo mesmo. Quer precises de tempo a sós ou de um ombro seguro para chorar, dá-te permissão para passares pelas emoções com curiosidade gentil.

PEIXES

Provavelmente vais começar a sentir muitos impulsos intuitivos e sensações psíquicas à medida que uma série de eclipses se inicia no teu signo em setembro. Sentes uma vontade de abrandar e refletir, e esta estação é uma excelente altura para o crescimento pessoal e a cura. Mergulha na introspeção, enfrenta os antigos medos e liberta-te daquilo (ou de quem) já não te serve.