segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

A Maldição do Skincare

 



"A cultura da dieta é algo que conhecemos há décadas. Refiro-me a essa norma higiénica que associa a magreza à boa saúde e que faz com que todas as pessoas que habitamos este século já tenham feito dieta alguma vez. Que todas tenhamos relacionado o nosso peso com a nossa autoestima em algum momento e que tenhamos distorcido a imagem da comida, chegando ao ponto de transformar o alimento em inimigo do corpo. Hoje sabemos que a cultura da dieta não só não é saudável, como também é perigosa para a saúde mental. Pois bem, agora que começávamos a condenar o bodyshaming [gozar alguém por causa da sua figura], chega a maldição do skincare [cuidado facial] para nos amargar a vida e o gesto.

Se a cultura da dieta desencadeou a anorexia, uma doença com clara inclinação de género, a cultura do skincare impôs-se entre as mulheres mais jovens, que já começam a sofrer de cosmeticorexia, o novo distúrbio que associa a compra de cosméticos à ansiedade. Atualmente, milhões de meninas seguem uma rotina de "cuidado facial" - conhecida como skincare - a partir dos nove anos de idade. A hashtag #SephoraKids acumula 400 milhões de visualizações no TikTok e mostra meninas a prescrever cosméticos como se fossem brinquedos. No entanto, o pior de tudo é que as mulheres adultas caíram na armadilha. Pensamos que algo que começa com a palavra "cuidado" não pode ser mau.

Que começar a "cuidar da pele cedo" poderia ser uma boa ideia para as nossas filhas. Por isso, quando pisas na Primor da Gran Vía ou na Sephora da rua Fuencarral em Madrid, tens que abrir caminho entre o frenesim consumista das adolescentes, pobres meninas entregues ao sacrifício facial, patrocinado pelos seus pais.

Assim, passamos de esculpir o corpo para esculpir o gesto, um exercício destinado ao fracasso e à deceção que temos maquilhado com a palavra cuidado. Para além da acne, das linhas de expressão, dos poros dilatados e dos dezenas de novos fantasmas que nos assombram a alma, a skincare é a última promessa de exteriorizar quem cada uma deseja ser. Por consequência, a cultura da dieta relaxou um pouco. Agora é possível que uma adolescente possa comer quando tem fome sem culpa, mas terá de conseguir adaptar o seu rosto ao ideal que tem de si mesma. Uma ambição condenada ao fracasso.

Porque quando uma adolescente (ou uma pessoa adulta) se olha ao espelho, não se está a ver a si mesma, mas sim como pensamos que os outros nos veem. O problema é que o que o nosso rosto e gesto dizem de nós é um poço psicológico sem fundo, já que as pessoas, nem quando crianças nem quando adultas, sabemos totalmente quem somos. E a pior forma de descobrir é olhar para o espelho. O problema da cosmética é que está a deixar de ser um disfarce para conter a promessa de uma revelação. O rosto, já sabem, é o espelho da alma. Mas que essa descoberta tenha de ser concedida por um produto cosmético ou por hábitos estéticos é uma loucura. A skincare é, portanto, na minha opinião, sinónimo de doença. A desgraça é que, mais uma vez, caímos na armadilha. Pensávamos que era uma forma de cuidado, mas era uma maldição, típico de nós.

Nuria Labari | El País

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