terça-feira, 19 de junho de 2018

O Ser Humano está Sempre Pronto a Fazer Mal a Outro Ser Humano

Qual terá sido a grande lição que retirou desta grande cobertura de terramotos, por exemplo, até conversações de paz. 
Que lição é que retira enquanto jornalista?

Que o ser humano está sempre pronto a fazer mal a outro ser humano. Eu vi isso em zonas de conflito e vi isso infelizmente em zonas de desastres naturais. Por exemplo, creio que foi em El Salvador, pouco tempo depois de um terramoto, apareceu um gangue de colombianos a vender os caixões a dez vezes o preço normal, obrigando as pessoas a sepultar os seus entes queridos em sacos de plástico numa vala comum como se fossem lixo. Noutra ocasião venderam a água a dez vezes o preço normal às pessoas que tinham sido vítimas de um terramoto. Na Nicarágua o presidente a roubar dinheiro que foi dado para a recuperação de um furacão (...) e o presidente achou que a melhor maneira de gerir o dinheiro que tinha sido dado para a recuperação do país era uma parte ficar para ele. E podíamos estar aqui o dia todo com exemplos destes. 

O ser humano está sempre pronto a fazer mal a outro ser humano, é uma das lições. 

Luís Costa Ribas no programa À volta dos Livros da Antena 1. 

2 comentários:

  1. Infelizmente tenho de concordar.
    Há muito que ouço que a desgraça de uns é a sorte de outros. E a sociedade segue isto à risca! Há sempre quem se aproveite do infortúnio dos outros! O ser humano no seu melhor...
    SF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A desgraça de uns é o oportunismo e a exploração de outros! O ser humano é de facto uma tristeza. Olha o que tem acontecido com a limpeza das matas. As empresas, com muito mais trabalho agora, decidiram duplicar os preços por hectare porque sabem que as pessoas podem ser multadas se não o fizerem. Mas os exemplos que o Costa Ribas deu são um ultraje. É revoltante.
      Beijinho

      Eliminar