domingo, 24 de junho de 2018

Contradições: Riqueza ou Tranquilidade - Afinal o que Querem as Pessoas?

"Entramos num templo e temos dois sítios para queimar incenso. Num diz "Enriquecer" e no outro diz "Tranquilidade e Paz e Saúde". No início da década de oitenta, portanto na fase inicial de reforma e abertura, o local para fortuna estava cheio. O local para a tranquilidade e uma vida em paz estava praticamente sem nenhum incenso. Porque, como as pessoas eram todas pobres, esta ideia de paz e tranquilidade não tinha qualquer significado. 

Hoje, se entrarmos num destes templos, vemos que há mais incenso na parte que pede Paz e Tranquilidade do que na parte que pede Fortuna porque, hoje em dia, a maior parte dos chineses já têm uma vida relativamente próspera." 


Yu Hua, autor do livro "China em dez palavras" no programa A Força das Coisas de Luís Caetano, com tradução de Tiago Nabais na Antena2. 



O que eu acho é que as pessoas sentem sempre falta de algo, nunca se dão por contentes com a vida que têm,  e assim sendo, anseiam por algo que as vá preencher e lhes vá dar sentido à vida. Mas quando têm aquilo que tanto desejavam, como que por magia perdem o encanto, e afinal chegam à conclusão que estão infelizes de novo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário