segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A Casa dos Espíritos: Clara

"Os poderes mentais de Clara não causavam incómodo a ninguém e não produziam desordem de maior; manifestavam-se quase sempre em assuntos de pouca importância e na estrita intimidade do lar. Algumas vezes, à hora da refeição, quando estavam todos reunidos na grande sala de jantar da casa, sentado em absoluta ordem de dignidade e hierarquia, o saleiro começava a vibrar e deslocava-se depois pela mesa fora entre copos e pratos, sem ter havido para isso nenhuma fonte de energia conhecida nem truque de ilusionista. Nívea dava um puxão às tranças de Clara e com esse sistema conseguia que a filha abandonasse a distração lunática e devolvesse a normalidade ao saleiro, que acabava de recuperar a imobilidade. Os irmãos tinham-se organizado para que, no caso de haver visitas, aquele que estivesse mais perto de deter com a mão o que estivesse andando sobre a mesa antes que os estranhos desses conta disso e apanhassem um susto. A família continuava a comer sem comentários. Também se tinham habituado aos presságios da irmã mais nova. Ela anunciava os tremores de terra com alguma antecipação, o que resultava muito útil naquele país de catástrofes, porque dava tempo de pôr a salvo a baixela e deixar ao alcance da mão as pantufas para sair noite dentro. 

A Casa dos Espíritos / Isabel Allende / 1982


2 comentários:

  1. Olá, Konigvs!
    Que saudades de passar por aqui! =)
    Parece um livro muito interessante... aliás, já assisti ao filme há muito tempo e gostei bastante. Mas, normalmente, eles não se comparam.

    Beijos!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu bem :)
      Que saudades tuas!
      Sabes, eu já tinha o livro faz um tempão, mas por estes dias vi o filme - sabias que parte do filme foi rodado em Portugal? É verdade, no Alentejo, zona mais lá para o sul do país - e então decidi que tinha de pegar no livro, que claro, é muito mais detalhado.
      E nem de propósito, vi no dia seguinte o filme Biutiful, que aborda também a questão espiritual, que tem estado muito presente na minha vida... e que sabe, eu venha a expor um pouquinho também aqui no blogue.
      Saudades tuas!
      Forte abraço!

      Eliminar