quarta-feira, 30 de agosto de 2017

As Burkas dos Homens no Emprego

O primeiro sinal de que as férias acabaram hoje, eram as calças que tinha vestidas para sair de casa para o trabalho. Adeus férias 2017, agora só para o ano!
Senti-me logo desconfortável mal ia a caminho da garagem para pegar no carro. Havia algo estranho porque eu não gosto de usar calças, e se estava com elas vestidas para sair, é porque as férias tinham terminado. Estamos no Verão, ando sempre de calções porque é muito mais prático. E no Verão também não andamos com casacos quentes não é?

Mas no trabalho parece que os homens não podem usar calções. Não sei bem porquê, também nunca perguntei, mas não se pode e pronto. É daquelas coisas que não tem explicação. É como quando as criancinhas perguntam aos pais porque não podem fazer determinada coisa, e os pais respondem que "Não, porque não". Ponto final. Tal como ninguém sabe por que é que os homens usam uma tira de pano amarrada ao pescoço, que mais parece que se vão enforcar e que não serve para nada... só se for servir de guardanapo para limpar a boca quando comem sopa!

E no trabalho, dependendo da profissão, os homens  não podem usar um sem número de peças de vestuário. Incrivelmente, para a mesma tarefa, já as mulheres podem ir vestidas como bem lhes apetecer. 



Vamos imaginar um Banco. Os homens andam de fato e gravata. As mulheres, para a mesmíssima função, podem ir vestidas quase como se fossem para o jardim ou caminhar para a serra! Podem ir de calças, de saia, de ombros à vista, no fundo quase como bem lhes apetecer. E será que isto, como é que se chama, não é também descriminação laboral? Se calhar é, não?

Por que é que uma mulher, pode ir para o trabalho de saia, ou com uma mera tira de pano só a cobrir-lhe as nádegas, com os ombros à vista, ou com o rego das mamas a ver-se, e o homem nem uma merda duns calções podem usar?

"Ah mas ó Konigvs, é a postura, isso não iria ficar bem com os clientes, irias estar a prejudicar a empresa.." 

Em primeiro lugar caro(a) leitor(a), eu não lido com clientes. Sou um excelente profissional, que trabalho para a qualidade e excelência, não sou chinês que trabalho para a produtividade sem qualidade. O meu trabalho, a minha produtividade não depende da roupa que eu tenho vestida.  Para o meu patrão tanto deve interessar que eu esteja com uma camisola satânica ou com o polo da empresa. Quer é que o trabalho fique bem feito, e isso deve ser o que interessa à maioria dos patrões. 

Mas mesmo assim, mesmo eu não trabalhando com o cliente final, como que parece que há um código de vestuário implícito, que faz com que eu mesmo, nem sequer ousasse chegar ao trabalho de calções. Parece que sou uma mulher que nasceu num país islâmico e que sabe que o seu destino é usar uma burka para toda a vida. E eu estou igual: "Não, tu nunca poderás trabalhar de calções, infelizmente nasceste homem: não tens o mesmo direito das mulheres". 

Eu deixo também esta questão da discriminação do vestuário entre mulheres e homens no local de trabalho, para que a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género possa emitir uma opinião. 

2 comentários:

  1. Indeed meu caro, e poderíamos ir a muitos mais exemplos, o cabelo comprido, a barba (pior dos dois mundos, ambos) e teríamos ainda mais uma panóplia de hipocrisias e coisas ridículas que em nada beneficiam a sociedade ou as pessoas e que não passam de preconceitos socialmente perpetuados, sempre pensei dessa forma também, se fosse empresário, queria la saber a forma ou aspecto dos meus empregados, queria era que trabalhassem bem, fossem produtivos, ponto final, mas enfim, parecer é mais importante que ser né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é sempre mais importante parecer que ser! Sempre foi assim e sempre será!
      Mas o que eu chamo a atenção aqui, é para a diferenciação que existe entre homem/mulher.Há muitas situações em que as homens são discriminados, mas só porque são homens já não importa, importaria sim, se fossem com as mulheres, mas quando se passa com os homens branqueia-se a questão.
      Por exemplo: casos de violênica doméstica? Quantos casos é que são falados nos média, de homens que são agredidos pelas mulheres? Nenhuns! Mais, se um homem leva porrada da mulher e vai à esquadra queixar-se, o que os polícias fazem é dizer que ele chegue a casa e arreie na mulher!
      Há muitas situações no dia-a-dia em os homens, pelo simples facto de serem homens são discriminados, mas com isso ninguém se revolta nem indigna nas redes sociais, como no triste acontecimento dos manuais de exercícios para os putos de quatro anos.

      Eliminar