domingo, 10 de julho de 2016

De Comunista a Banqueiro: o Crime Compensa Sempre

Há coincidências de facto curiosíssimas. No mesmo dia em que que se ficou a saber, não sei quantos anos depois, que a investigação ao antigo primeiro-ministro inglês Tony Blair comprovou que este mentiu sobre a guerra do Iraque - sim há países em que estas coisas, apesar de demorarem tempo se investigam - ficamos também a saber que o nosso querido ex-primeiro-ministro Durão Barroso foi nomeado presidente (não executivo) do banco americano Goldman Sachs. 

Blair pode ser processado por familiares de soldados mortos no Iraque

Quatro perigosos criminosos de guerra à solta
E o que é que uma coisa tem a ver com a outra? É simples. Para quem não se lembra, Durão Barroso foi o mordomo da guerra no Iraque, o anfitrião da cimeira das Lages.

Conjuntamente com Bush (filho), Tony Blair e Aznar, dessa cimeira haveria de sair o fumo branco de invadir o Iraque, por causa de umas tais armas de destruição "maciça", as mesmas que toda a gente já sabia que não existiam. As próprias Nações Unidas, na pessoa do inspetor Hans Blix, reafirmava que não haviam quaisquer indícios de armas desse tipo no Iraque, mas estes senhores da guerra sabiam mais do que quem andava no terreno a investigar. Foram para a guerra e depois comprovou-se, de facto, que não existiam armas nenhumas, provando-se que estes quatro líderes mundiais mentiram acerca das tais provas irrefutáveis de que dispunham. Mas isso também já não interessava para nada, o que interessava é o que o Iraque estava a saque das empresas americanas, mesmo que para isso tenham morrido cinco mil americanos na guerra, quase o dobro dos que tinham sido sacrificados na queda das torres gémeas em Nova Iorque. Oito mil mortos é só um pequeno dano colateral em prol dos interesses do capitalismo.




Milhares de mortos, um país destruído a que logo se seguiu outro, o Afeganistão. E a pergunta que se deve fazer é : por que é que estes quatro senhores da guerra não foram julgados no tribunal de Haya e não estão a apodrecer na cadeia por crimes de guerra contra a humanidade? Alguém me consegue explicar?

E para quem não sabe ou não se lembra, Durão Barroso - o tal que a própria mulher, certa vez subiu a um palco para dele dizer que se ele fosse um peixe seria um cherne, e que o próprio Durão dizia de si mesmo que "sabia que um dia seria primeiro-ministro só não sabia quando" - é um ex-comunista (maoista e do MRPP - vejam o vídeo!) e que de repente vira salazarista no PSD - afinal todos os meios justificam os fins não é? Nem que venda a própria alma ao diabo. E este senhor chega agora ao topo da pirâmide do capitalismo selvagem, no Goldman Sachs, já depois de ter passado a ser o representante português do Bilderberg.


Durão, medíocre como é, foi um primeiro-ministro medíocre. Ganha as legislativas sem saber como, prometendo baixar os impostos, e com a muleta do irrevogável e monárquico Portas - que sempre aparece quando cheira a poder - mal se senta à frente dos destinos do país, faz precisamente o oposto - onde é que já vimos este filme? - e depois vem dizer que o país está de tanga. Mas vejamos como ser mordomo e dar o cuzinho depois compensa. 

A cimeira das Lages dá-se em 2003 e um ano depois houve eleições europeias. Formado o novo parlamento europeu, coube ao PPE (família dos partidos europeus de direita) de lançarem o nome, daquele que iria substituir Romano Prodi à frente da Comissão Europeia. E quem é o nome sugerido? Quem é o pau-mandado ideal para ser subserviente dos interesses capitalistas? Precisamente o mordomo das Lages.

Apenas dois anos antes, nas legislativas de 2002 tinha sido eleito primeiro-ministro, e apesar do juramento, mais ou menos como aqueles que vão ao altar bater com a mão no peito e jurar fidelidade eterna:

"Eu abaixo- assinado declaro por minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas"


...mas que como não tem honra nenhuma, tal como se fosse uma verdadeira puta da política, foi abrir as pernas e ser leal para onde lhe pagaram mais deixando o país em suspenso. 

Sem honra, indecente ou manguito algumas coisas que se dizem dele em França

Mas Konigvs não foi bom para Portugal termos um português num importante lugar de destaque e de decisão da política europeia? Não, não foi. Eu prefiro mil vezes uma pessoa competente de qualquer outro país, que a anedota de um português à frente de um cargo de destaque. E a verdade é que o incompetente Durão Barroso ajudou a enterrar a União Europeia durante os dez anos que esteve à frente da comissão europeia. E nunca que Portugal retirou qualquer benefício do trabalho dele, pelo contrário, tão simplesmente porque ele estava a defender os interesses de quem lhe pagava, e não os interesses do seu próprio país.

Durão Barroso, como muitos outros políticos portugueses, encarnam este tão típico portuguezismo do lambe-botas, que dia-após-dia arranjam conhecimentos aqui e ali, fazem favores aqui e acolá, para tratar da sua vidinha, que isto de ganhar a vida custa a todos, e o que interessa é ganhar muito dinheiro, não olhando a meios para satisfazer a sua sede de ganância e de vaidade. E como vê, infelizmente a falta de vergonha na cara e o crime compensam sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário