terça-feira, 26 de julho de 2016

Próximas Leituras

Como acho que já terei mencionado que não sou um leitor compulsivo e recomecei a ler de forma mais regular nos últimos anos, que até coincidiu temporalmente com o período em que deixei de ter televisão. Por vezes vou à biblioteca e trago um ou outro livro para casa, ou então compro determinado livro específico, usado, de preferência barato, porque por algum motivo me chamou a atenção.



Mas recentemente, fruto de algumas trocas, ou compra, em que, em vez de só comprar o que queria, trouxe mais dois porque estavam baratinhos e acabei por acumular vários livros. Talvez possa dizer que me escolheram a mim em vez de ser eu a escolhê-los a eles. Chegaram-me às mãos por mera sorte, ou então, se preferirem, talvez tenha sido por algum sortilégio ou maquinação do universo.

Ironicamente já depois disso tropecei numa crónica da rádio sobre um outro livro que parece ser a minha cara. Livro do ano passado, mas que apesar do contexto, surpreende por já ser recorde de vendas internacionalmente, Mas está anotado, mais hoje ou amanhã, também por certo me me virá ter às mãos. 

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Mito Urbano: As atletas são todas feias e masculinas

Há já uma ou duas semanas, que em conversa no refeitório da empresa, a colega que trabalha diretamente comigo, diz-me que as mulheres atletas são todas umas feias. E ainda acrescentou posteriormente, que são até todas muito masculinas! Ora eu, que sou sempre defensor dos fracos e oprimidos, logo levantei a minha voz em defesa das mulheres bonitas do desporto, e disse-lhe que estava errada, porque haverá mulheres menos bonitas, tal como também haverá mulheres extremamente bonitas e sensuais no desporto de alta competição.

E a verdade é que há mulheres muito bonitas em diferentes modalidades, algumas são até recrutadas como modelos fotográficos, para vender produtos na publicidade (tal como acontece no desporto masculino) e algumas já ganharam até concursos de beleza. Referi,por exemplo, até que já tivemos uma Miss Portugal que era campeã nacional de salto em altura (as coisas que eu sei!). 

Como ela não ficou muito convencida com as minhas palavras - e como diz o outro, nunca existe só um teimoso, porque numa discussão são sempre precisos dois teimosos! -  até lhe disse mais. Disse-lhe que iria investigar o assunto aprofundadamente e que até publicaria os resultados do estudo aqui no blogue!

E como eu não gosto de faltar à palavra assim o fiz. Mas não foi fácil. Como sabem, eu nem sequer vejo televisão há já uns anos, não acompanho o desporto, e não estou muito por dentro da coisa. Mas nada como investigar. Passei horas e horas a ver fotografias de mulheres atletas, de todas as modalidades imagináveis. Foi um trabalho chato mas alguém teria de o fazer! E comecei então a reunir alguns nomes. E isto foi quase como abrir uma Caixa de Pandora, pois atrás de uma beldade vinha outra e mais outra e outra! Mas se de algumas atletas existe uma infinidade de fotografias na internet, de outras, de modalidades menos conhecidas, existe uma ou outra fotografia em competição, e às vezes algumas tiradas pelas próprias que as colocam nas redes sociais.

Creio que consegui reunir um bom lote de atletas, muitas que até são campeãs na sua modalidade ou pelo menos destacam-se entre as melhores. São mais de vinte, e acho que consegui ser bastante eclético. Há modalidades tão diferentes, ou até associadas mais aos homens como o futebol, o automobilismo ou a escalada, e outras mais conhecidas como a natação, surf, ténis, basquetebol ou voleibol. E há mulheres de cabelos pretos, de cabelos mais ou menos loiros, consoante sejam mais ou menos naturais ou mais ou menos pintados; há mulheres de olhos claros, e há mulheres de olhos escuros; há mulheres jovens e outras com mais de trinta. 

Espero ter conseguido acabar com esse mito urbano, em que muita gente acredita, que as mulheres atletas são todas feias ou muito masculinas, O que eu acho é que muitas vezes quando as pessoas olham para os atletas, vêem-nos a competir, e não conseguem ver além disso, como que não conseguem ver a beleza por detrás do esgar de esforço, do suor, ou do equipamento, muitas vezes muito pouco apelativo. 

Mas vejam e tirem as vossas próprias opiniões. As senhoras entram em cena, seguidamente, mais ou menos por ordem alfabética:

Alex Morgan  
Futebolista / Estados Unidos / 1989 / 1,70m








Ana Ivanovic
Tenista / Sérvia / 1987 / 1,84m







r


Antonija Mišua
Basquetebolista / Croácia / 1988 / 1,81m








Alana Blanchard /
Surf / Estados Unidos / 1990  / 1,73m







Anouk Hoogendoorn 
Futebolista / Holanda / 1985









Laure Boulleau 
Futebolista / França / 1986 / 1,60m





Danica Patrick 
Automobilismo / Estados Unidos / 1982 







Darya Klishina 
Atletismo / Rússia / 1991 / 1,80m










Hilary Knight 
Hóquei no Gelo / Estados Unidos / 1989 / 1,80m











Isobel Pooley 

Atletismo / Reino Unido / 1992 / 1,92m





Ivet Lalova 

Atletismo / Bulgária / 1984 / 1,68m








Leryn Franco 
Atletismo / Paraguai / 1982 / 1,72m












Malia Jones 
Surf / Estados Unidos / 1977 













Mari Paraíba 

Voleibol / Brasil / 1986 / 1,80m









Maria Kirilenko 
Ténis / Rússia / 1987 / 1,74m










Maria Sharapova 
Ténis / Rússia / 1987 / 1,88m













Maya Gabeira 
Surf / Brasil / 1987 / 1,68m








McKayla Maroney 
Ginástica / Estados Unidos / 1995 / 1,63m








Patrícia Mamona
Atletismo / Portugal / 1988








Sara Galimberti 
Atletismo / Itália / 1991 








Sierra Blair 
Escalada / Estados Unidos / 1994










Stephanie Rice 
Natação / Austrália / 1988 / 1,76m





Talisca Reis 
Taekwondo / Brasil 






E então, qual é a vossa opinião? São todas feias, ou até há assim alguma bonitita?