segunda-feira, 27 de junho de 2016

E o invejoso sou Eu II

Por estes dias encontrei-me com uma desconhecida para trocarmos uns livros. Enquanto decidia que livros escolher, íamos conversando e conversa vai, conversa vem, ela diz-me que anda a ler um livro do Rodrigues dos Santos. 
Este escritor, José Rodrigues dos Santos é também, como todos sabem, a Manuela Moura Guedes do Telejornal da RTP. Daquelas pessoas que, ou fizeram o curso de jornalismo por correspondência, ou então fizeram como o outro, que nem sequer fez curso nenhum, simplesmente relvaram-lhe o curso de doutor pelo simples facto de ter andado no rancho folclórico de Tomar. 
Se esta gente alguma vez tivesse feito um curso de jornalismo, certamente que saberiam o que é ética, deontologia, independência e isenção, e não, pelo contrário, dar opinião, ser tendencioso ou defender uma ideologia com unhas e dentes em vez de informar.


   

Logo lhe disse que seria incapaz de ler um livro dele porque o abomino como pessoa. Como dizia a outra, não quero negar à partida uma ciência que desconheço. Ele de facto pode escrever livros maravilhosos, nem ponho isso em questão, mas o problema é que eu à partida já sei que tipo de pessoa ele é, baseado no trabalho público que ele desenvolve. 
Eu provavelmente até já li livros que gostei, escritos por pessoas com um caráter igual ou pior ao dele, mas simplesmente não sabia. Mas o corno é sempre feliz enquanto não sabe não é? Ou finge não saber. O problema está quando descobre por si mesmo que é corno, ou quando os outros lhe dizem. Aí é que depois está o problema! Bom, na verdade também há quem goste de ser corno, muitos até pagam se for preciso para o ser, mas isto já é tema para ser abordado outra mensagem!

Mas será que um canalha pode escrever bons livros?


Seguindo o raciocínio de todos aqueles que chamam invejosos a quem quer que seja que diga algo de menos positivo sobre o Cristiano, isto deve-se também, porque eu tenho inveja do Rodrigues dos Santos. 
No fundo eu sou é um grande invejoso. Não gosto do Rodrigues dos Santos, porque eu queria era ser a Moura Guedes do Telejornal e ter uns abanadores como os dele. 
Haja paciência. 

2 comentários: