domingo, 11 de setembro de 2022

Conversas Improváveis (72) - Luta de Classes: O Padre e o Coveiro

 Desta última vez que fui com a minha mãe ao cemitério visitar a moradia onde vivem os meus avós e o meu pai, acabamos como é normal a falar também com algumas pessoas que por ali estavam, ainda por cima porque tinha morrido uma pessoa cá na aldeia, e até falamos com o novo coveiro e a senhora que também limpa o cemitério. 

O cemitério é um reflexo da sociedade em que vivemos. A permanente ostentação e opulência mesmo depois de mortos. Morre-se, enterra-se e fica um monte de terra com uma cruz. Mas isso não é suficiente! Tem que se meter uma grande pedra por cima (se calhar têm medo que o morto fuja, não sei!) e colocar umas estatuetas grandes e caras!, para mostrar que não é qualquer um. E o parecer. Parecer que gosta muito de quem morreu, indo muitas vezes ao cemitério colocar flores e velas, mesmo que em vida se tratasse a pontapé ou ignorasse completamente (e penso, por exemplo, como os filhos do meu padrasto o tratarão depois de morrer). 

Até que a conversa chegou a um ponto em que se falou do valor que o padre cobra para fazer o enterro (e não faço ideia se aumentou por causa da guerra na Ucrânia!) mas deve andar entre 100 e 150€. 

O coveiro que é alto e corpulento e mais jovem do que eu diz: 

"O padre vem aí e leva cento e tal euros e eu que tenho que dar cabo do corpo a trabalhar levo uma miséria".

2 comentários:

  1. Que comentário tãão verdadeiro.....!
    E no dia do enterro aquele monte de flores, que nem para compostagem vão?
    Aquele dinheiro todo não poderia alimentar tantas bocas ?
    Ostentar o que não sentem ? Que falsidade !
    É verdade que também existe amor neste mundo
    A mim Ofereçam-me uma flor sempre que o coração falar, mas enquanto eu tenho os olhos abertos para a ver.
    Lembrem-se dos bons momentos, mas não me levem para um cemitério.
    Existem crematórios e façam das cinzas o que bem entenderem.
    Desculpe o desabafo, mas esta ostentação e romaria aos cemitérios em dias específicos tiram-me do sério.
    Um bom dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda por estes dias andei com os meus pais a visitar uns cemitérios de Gaia onde estão pessoas conhecidas e porque o meu padrasto quis tirar umas ideias para o T1 que comprou aqui no cemitério. Estamos a falar de pedras para 1750€! Com esse dinheiro os meus pais poderiam passear ou ir almoçar fora! São coisas que a mim não me interessam minimamente mas pronto, são tradições ou ostentações!

      Eliminar