segunda-feira, 8 de julho de 2019

Só compreendemos as coisas quando elas acabam?

- Havia noites em que eu não conseguia dormir e, então, dizia à Doris: "Por que é que ele não consegue vir-se embora? E sabes o que me respondia Doris? "Porque ele é como toda a gente: só compreendemos as coisas quando elas acabam. Porque é que tu não me deixas a mim? Todas as características humanas que tornam difícil para uma pessoa viver com outra... não as temos também? Discutimos. Entramos em desacordo. Temos o que toda a gente tem,um pouco disto um pouco daquilo, os pequenos insultos que se vão acumulando, as pequenas tentações que se vão acumulando. Pensas que não sei que há mulheres que se sentem atraídas por ti? Professoras lá do liceu, mulheres do sindicato, que se sentem fortemente atraídas pelo meu marido? Pensas que não sei que passaste um ano, depois de teres voltado da guerra, em que não sabia porque razão ainda continuavas comigo, em que te perguntavas todos os dias: "Porque é que não a deixo?" Mas não deixaste. Porque, no fim, as pessoas não o fazem. Todos andam insatisfeitos, mas no fim o que as pessoas fazem é não se irem embora. Especialmente as pessoas que já foram abandonadas, como tu e o teu irmão. Quem passa pelo que vocês os dois passaram dá grande valor à estabilidade. Provavelmente até demasiado. A coisa mais difícil do mundo é cortar as amarras da vida e partir.

"Casei com um comunista" / Philip Roth

Sem comentários:

Enviar um comentário