Arderam centenas de casas este ano e muitas empresas também. E o Estado, que somos todos nós, vai pagar isso tudo porque coitadas das pessoas, ficaram sem casa.
Mas imaginemos a seguinte situação:
Eu pego numa mala cheia de dinheiro, e deixo-a dentro do carro, aberta, com as notas a verem-se. E resolvo deixar as janelas abertas para entrar o ar, enquanto vou dar um passeio a pé. Mas quando chego, fico muito surpreendido ao ver que me roubaram a mala cheia de dinheiro. Então, reclamo veementemente que a culpa é do meu país que é o uma merda, porque o meu país não defende as pessoas. O meu país falhou comigo. Afinal, uma pessoa já nem pode deixar o carro na cidade com o vidros abertos porque é logo roubado! Vou para a rua gritar que a culpa é do Estado! O meu país falhou! O meu país deveria colocar um polícia junto de cada carro, para que nenhum carro possa ser roubado! E vou exigir que o Estado me pague os prejuízos.
Não acham que isto seria realmente muito estúpido?
É mais ou menos a mesma estupidez que eu acho que o Estado pague casas a particulares e danos em empresas, a pessoas que deixaram o mato entrar pelas casas e empresas adentro. Nem as pessoas cumpriram a lei, nem as câmaras municipais fizeram com que a lei se cumprisse. Mas pela incúria de uns, todos vão pagar. E afinal o desleixo e a preguiça compensam sempre. É mais ou menos como quando o mesmo Estado beneficia quem não paga os impostos a tempo e horas e depois aplica perdões fiscais permitindo que os incumpridores paguem, sem juros, o que já deviam ter pagado aquando todos os outros. E quem cumpre acaba sempre por sair prejudicado.
Este Outono eu tinha planeado limpar o terreno em volta da minha casa, como o faço todos os anos, se bem que, desta vez, tinha mesmo pensado cortar vários pinheiros, para estar a salvo de qualquer incêndio no futuro. Mas afinal não preciso de o fazer. Se a minha casa arder, não há problema, todos ma vão pagar!
Sem comentários:
Enviar um comentário