quarta-feira, 30 de abril de 2014

A minha mulher mandou-me às maias!

Via Pinterest
É muito interessante analisar que, muitas datas, sem sequer estarem no calendário, nem se fazer publicidade delas dois meses antes, as pessoas lembram-se sempre delas, ainda que não saibam porque se celebram.

A meio da manhã, dois senhores, com idade para serem meus pais, vinham a conversar, num caminho pelo monte, que passa atrás de minha casa. Conversa vai, conversa vem: "a minha mulher mandou-me às maias, e nem sei onde as vou arranjar" dizia um deles. 

Refletindo um pouco, esta tradição é fácil de se lembrar, no fundo, basta um qualquer inocente lembrar-se, trazer um braçado de giestas na mão e meter em tudo que é sítio, para que no burgo todos fiquem a saber que "têm de ir às maias!

Esta tradição das "maias" é mais um fenómeno do paganismo que a igreja católico-hipócrita-romana açambarcou como sendo sua, tal como fez com o Natal e com a Páscoa por exemplo, e que nada têm a ver com o cristianismo. E de um ritual pagão, passa-se rapidamente ao dogma religioso. E eu nem quero imaginar, o que me irá acontecer hoje - sabe-se lá que coisa ruim me irá empecer! - por não ter, ao contrário de todos os meus vizinhos, enfiado um bocado de giesta no buraco. Em todos os buracos diga-se! Se antigamente só se viam nos buracos das janelas, hoje em dia é mesmo em tudo que é sítio! É nas janelas das casas, é nas caixas do correio, nos portões... A paranóia pelas maias é tanta, que é ver os parolos, parados em plena auto-estrada, subir o monte, para ir cortar um bocado de giesta! E mal pára um parolo, param logo meia dúzia deles, todos contentes! 

Mas o sítio onde acho mais piada a meterem as maias é nos carros! Muito eu gostava de saber o que aquela gente pensa! O carro vai quê? Ficar abençoado? Eu nem quero imaginar, sabe-se lá, onde esta gente enfiará enfiará o ramo da giesta! Com bom lubrificante não sei não!

A ignorância é de facto uma bênção! Anda-se no mundo por ver andar ou outros. Ninguém se questiona, nem se pergunta, fazem-se as coisas simplesmente por se ver os outros fazerem. E eu como tenho o péssimo defeito de pensar pela minha cabeça, e a trinta de abril, prefiro deixar as flores amarelas onde estas devem estar: nas giestas e no monte.

9 comentários:

  1. Eu sei que é um ritual pagão, mas gosto dele, é tão celta!

    '' alguns destes rituais pagãos estavam ligados ao rito de fertilidade para com o novo ciclo da natureza, à celebração da primavera ou ao início de um novo ano agrícola''
    '' O ''Maio'' na sua manifestação mais simples é um 'home' ou 'raparigo' (menina), coberto de flores, que, seguido de moços ou crianças em procissão, percorria antigamente nossas vilas e aldeias''
    ''Em algumas zonas do Alentejo e Algarve a 'Maia' era uma menina coroada com flores que se enfeitava com um vestido branco e jóias, sendo colocada num trono florido e venerada todo o dia com danças e cantares'' - esta é a minha tradição preferida, mas o Borda d'Água, do qual estes trechos foram tirados, fala ainda de mais tradições de Maias e Maios...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, mas sabes bem que ninguém associa as maias a ritos pagãos, aos celtas ou seja lá ao que for! Aliás, a maioria das pessoas não associa as maias a nada! Coloca-as simplesmente por ver os outros colocarem!
    Nem sequer os católicos sabem da historinha da fuga do Zé e da Maria e do rei Herodes que queria matar o "menino"! Por eu acaso eu dei isso na catequese! AH AH AH

    ResponderEliminar
  3. Eu sei aquilo que me foi transmitido na catequese.
    Os meus pais sempre o fizeram e eu também faço! Mesmo não sabendo da história vetdadeira, porque cada um conta à sua maneira... Eu sinto as coisas à minha maneira e nunca fui atràs de ninguém!
    Gosto de as ver no mato e do rasto que fica quando se passa de carro.

    ResponderEliminar
  4. Pobres giestas! Como se já não bastasse o "domingo ramos" em que vão dar cabo das oliveiras e dos alecrins, e terem quase extinto o azevinho em Portugal por causa dos enfeites de natal.
    Eu hei-de ter giestas em casa sim, mas é no jardim :P

    ResponderEliminar
  5. Enganas-te, a Dona Orlanda acabou de me contar a histórinha do rei Herodes, há uns minutos atrás! :P Mas ela é muito devota...

    Quando tiveres uma no jardim, podes fazer bonequinhas com os ramos ;P É boa para fertilizar, a giesta, uma rica leguminosa...

    ResponderEliminar
  6. Aquifolivm não podes levar as coisas muito a peito.
    Eu por exemplo gosto muito do azevinho mas não posso ter em casa então deixo de comprar/apanhar só porque não posso plantar?! Ou está extinto?!
    As pessoas têm que se entreter c/ alguma coisa.
    Tu gostas de plantas e há pessoas que gostam de Igreja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu entretenho-me a criticar o que acho mal! :P

      O azevinho está quase extinto em Portugal, mas o azevinho silvestre e espontâneo na natureza, porque os hortos, esses têm muitos para venda, e não é muito barato! Já há poucas zonas em Portugal onde ainda exista azevinho espontâneo, tudo por causa dos cortes por alturas do natal, e por isso passou a ser proibido. Eu escrevi sobre isso no Bucólico.

      E olha que eu já visitei muitas igrejas! Ainda no ano passado estive na Sé de Braga!

      Eliminar
    2. Ah! Gostas de mostrar o lado brincalhão que há em ti.
      Gostei de ler o ultimo paragrafo.

      Eliminar
  7. Claro que sim, que há muita gente que sabe, apesar de, como disse, os romanos se terem apropriado da maioria dos rituais pagão.
    Olha por estes dias, a minha mãe, trouxe-me uma for de uma giesta que viu numa casa de uma pessoa, e era diferente, de outra cor. Tenho de me informar sobre isso :) Vou fazer mais canteiros, mas depois escrevo sobre isso no Bucólico ;)

    ResponderEliminar