domingo, 3 de março de 2024

Conversas Improváveis (81) - Sabes Como se Acaba com a Pedofilia na Igreja?


 Não raras vezes saímos do treino e depois ficamos, de forma muito inteligente, na rua, suados ao frio (ainda que este inverno de 2024 esteja a ser - mais uma vez - o mais quente de sempre) a conversar, seja dos nossos projetos futuros para o clube - pois é, acho que ainda não contei aqui que mudei de clube há coisa de um mês e pico - ou então a conversar de outros assuntos que estão na ordem no dia, como a detenção do Macaco e a máfia no FC Porto ou o estado da Justiça em Portugal. 

Desta vez falava-se do estado da justiça e eu lembrei o caso desta semana em que, um GNR que se apropriou de  um papagaio estimado em 250€ e apanhou 26 meses de prisão. Já o padre que estava acusado de tentativa de coação sexual de menor foi condenado a 23 meses de prisão. Para a justiça portuguesa, é mais grave um passarinho de 250€ do que um padre aliciar um menor para sexo. 

E, apesar de há já algum tempo ir convivendo com estes colegas, com todos pelo menos há mais de um ano, mas a verdade é que não sei tanto assim deles. Vamos aos treinos, vamos aos torneios e organizamos torneios mas, basicamente, é isso.

O meu colega, que tem mais de cinquenta anos, ainda acrescentou que em jovem, ainda andou a estudar para padre, uns dois ou três anos, mas que para além de não ter qualquer vocação para aquilo, depois que se interessou rapidamente por uma namorada, desistiu logo daquilo! 

A conversa vai-se desenrolando e, de repente, quando falo na aberração do celibato dos padres o meu colega pergunta: tu sabes quando é que os padres deixaram de poder casar e ter as mulheres que lhes apetecesse?  

Bom, já não tenho isso bem presente esse momento na História, respondi. 

"O meu filho está a estudar isso agora, e toda a gente sabe porque estudou na escola. Os padres sabem-no mas não mudam. O protestantismo estava a avançar na Europa por causa dos escândalos da Igreja (e eu bem me lembro de ter estudado, talvez no 8ºano sobre Lutero, Calvino e a Bula das Indulgências) e então, para travar esse avanço dos protestantes fez-se a Contra Reforma e apareceu a Inquisição".

Bom, a verdade é que, daquilo que eu estudei na escola (e tenho que ir pegar no livro certo em que estudei essa matéria) mas não me lembro de o celibato ter sido uma imposição por alturas da Contra Reforma contra o Protestantismo. E, de facto, é uns séculos anterior. Este movimento da Contra Reforma é do século XVI, ao passo que a obrigatoriedade do celibato na Igreja passou a ser obrigatória a partir do século XII. Até aí os padres podiam casar e ter as mulheres todas que quisessem.  E o argumento que dei ao meu colega foi que, deixaram de poder casar para manter as posses na Igreja e não as transmitir por herança.

É sabido que os homens fodem o dinheiro todo com as mulheres, ora, se pudessem casar, ainda iriam ter que deixar tudo o que amealharam durante toda uma vida, por herança, aos filhos! Vamos mas é obrigar os padres à aberração do celibato - nem se podem aproximar das mulheres! - que assim a riqueza fica toda na Igreja! 

A conversa concluiu-se depois com a pergunta: tu sabes como é que se acaba com a pedofilia na Igreja?

Fazendo com que toda a gente abandone a Igreja. 

Tem razão o meu colega. Se ninguém permitir que os filhos vão à Igreja, acabam-se num instante os abusos sexuais dos padres. 

Sem comentários:

Enviar um comentário