"Os gaiatos jogavam com uma pelota, o jogo que tinha vindo dos bifes, o football, pelo qual se digladiavam uns quantos ricos, em associações de lazer e desporto, onde só podia entrar quem tivesse dinheiro e posição, fazendo constantemente desafios e jogatanas para ver quem ganhava, deixando por vezes alguns dos players ou jogadores entre mazelas, algumas graves, e para o resto da vida, fazendo apostas a dinheiro.
Este jogo que se tem tornado popular, não é mais do que uma forma de entreter o povo, distraindo-o com estes desafios ao domingo, depois das missas, claro.
Há uns para o lado de Benfica e o Conde de Alvalade, o "torpedo" já tem também o seu próprio grupo.
Anatomia de um Regicídio / José Ramos Perfeito
ópio do povo!
ResponderEliminarEu deveria ter feito um enquadramento. Este livro é um romance baseado nos factos reais do regicídio. E este excerto é do que se passava em 1907. O que achei curioso é que, já naquela altura só os ricos podiam ir para o futebol. Tal como hoje. Hoje fala-se de milhões de euros como quem fala de tostões, e, apesar de eu achar que o futebol a médio prazo irá perder muito adepto, ainda são os milhões de pobres que compram os jornais da bola, que têm os canais da bola e que ainda vão aos estádios, que pagam tudo isso, ainda que, depois haja empresários e países, como o Qatar, a injetar milhões para ficarem bem vistos. E está tudo bem!
Eliminar