segunda-feira, 10 de maio de 2021

Querido Blogue, desculpa...

Querido blogue, desculpa. 

Sei que tenho andado muito ausente e não te tenho dado a devida atenção. Provavelmente nestes quase oito anos nunca passei tanto tempo sem te escrever e certamente que não foi por falta de assuntos ou acontecimentos para relatar. Mas a verdade é que, se comecei muito bem o ano com 22 publicações no mês de Janeiro, estas caíram para 10 em Fevereiro e para 2 em Março, desde então tem sido um longo vazio de cinquenta dias. 

E, como já por aqui eu mesmo refletia em 2014: 

"Os blogues são como o sexo, quanto menos se escreve menos apetece escrever".

Pois então comecemos já a aquecer com os preliminares. A minha ausência pode ser explicada com um absurdo volume de trabalho nos meses de Março e Abril, que teve como resultado algum esgotamento físico e mental. E, tal como ler é exigente porque exige concentração, e é bem mais simples virar vegetal em frente da televisão ou estar na internet, escrever, mesmo que seja uma verborreia qualquer como a minha, é igual, pois exige concentração. Talvez por isso, e a frase não é minha, Trump, escrevia muito no Twitter mas nunca teve um blogue. 
 
Mas o cansaço e até algum esgotamento mental não explica tudo para esta ausência tão prolongada. A verdade é que as redes sociais, também me têm consumido bastante tempo, nomeadamente o Twitter. Por estes dias até me perguntava se, acaso tivesse eu descoberto o Twitter em 2009 quando apareceu por cá, (e a verdade é que, quem me rodeava na altura só me falava das maravilhas da nova rede social onde se podia plantar alfaces) se hoje teria algum blogue. Mas não sei, porque uma coisa não implica necessariamente a outra. 

Se a rede social é algo tribal, já o blogue é o diário em que refletimos e escrevemos para nós. Se é verdade que o blogue não nos dá o rebuçadinho imediato dos gostos e não nos alimenta tanto o ego, por outro lado também não temos que nos sujeitar à censura e ao ruído da tribo, ainda que isso também pouco me incomode. Cada vez mais um blogue é mesmo um diário guardado na internet que ninguém lê, e isso é ótimo na mesma, e isso até pode ter vantagens. 

Aproveitando que voltei aqui hoje a escrever, e para fazer um ponto de situação da minha vida pessoal, dizer que talvez esteja num ponto de viragem. Se calhar é como se a carta da Morte me tivesse saído no tarot, e isso significa, precisamente o "fim de uma fase", "estoicismo", "desapego", quem sabe, a multirresistência em face da adversidade. E que signifique também o regresso à blogosfera. E que a próxima publicação siga já dentro de momentos...

2 comentários:

  1. Bom regresso!
    Sentimos a tua falta, mas respeitamos o teu tempo, porque como dizes esta não é uma rede de julgamentos ou cobranças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah... muito obrigado pela simpatia e, já agora, também resistência nos comentários!
      Boa semana.

      Eliminar