sábado, 24 de outubro de 2015

O importante é que estás bem

Saía hoje de casa e fazia aquele tempo de chuva miudinha. A mala ia cheia, com uma carga sensível a aconselhar uma condução cautelosa. Mas mesmo que a mala fosse vazia, teria agido da mesma forma. "Vai com cuidado que este tempo está muito propício para se ter um despiste" dizia para mim mesmo. E lá fui eu, estrada nacional abaixo, estrada que conheço muito bem, mas que, muitas vezes é  precisamente quando pensamos que já conhecemos bem que as coisas acontecem. Aliás, é sempre assim, é quando as pessoas já se sentem à vontade com qualquer coisa, que facilitam, pois quando não estão confortáveis são muito mais cautelosas. 

Curva vai curva vem, e eis que de repente avisto um carro todo atravessado na estrada acabado mesmo de se despistar. De imediato ligo os quatro pistas, reduzo a velocidade, e olho para ver o que se passa, e o carro que vinha no sentido oposto já tinha também parado para ver, e eu paro e converso com ele:

- Está alguém dentro do carro? perguntou o homem. 
- Não, respondi eu. Só vejo uma criança fora do carro. 
- Mas é preciso desligar a bateria porque o carro está a deitar fumo.

Lá paramos os carros e fomos ver o que se passava. E mais pessoas começam a chegar, e todos parecem ter sempre algo a dizer, ou saber o que fazer. Um queria abrir o capot, e depois puxava e puxava, e este não abria, e o que me parecia é que ainda ia danificar mais o carro. Até que alguém teve a boa ideia de se lembrar do triângulo, e lá se conseguiu também retirá-lo da mala e alguém o terá colocado. 

Local do despiste


E afinal o fumo que saía do tablier ao que parece só tinha a ver com os air-bags que tinham disparado no embate. E no meio daquela azáfama de opiniões e de afazeres, apercebi-me depois, que aquilo que eu julgava ser uma criança, era afinal a condutora, de cabelo curtinho à rapaz, que chorava pelo sucedido 

Na vida há sempre primeiras vezes para tudo, independentemente da idade que tenhamos, e elas vão sempre acontecendo. E eu hoje fui a primeira pessoa a chegar a um despiste de carro. O primeiro a estacionar o carro e a ir ver se estava tudo bem. E como é muito normal, nas primeiras vezes, nem sempre as coisas correm na perfeição, ou podem, pelo menos, correr muito melhor quando já se tem experiência. 

E o que eu acho é que, se isto já me tivesse acontecido anteriormente, a primeira coisa que deveria ir fazer, era ir junto da pessoa que teve o acidente, e inteirar-me do seu estado. Ela ali estava, sentada no combro de terra, a chorar, enquanto todos aqueles desconhecidos, onde eu também me incluía, pareciam todos saber o que fazer, mas ninguém se lembrou de falar um pouco com ela e tentar acalmá-la. Acho que poderia ter feito um pouco mais além do "Deixa lá é só chapa, o importante é que estás bem". 

Sem comentários:

Enviar um comentário