domingo, 7 de maio de 2017

Peregrinos com Inteligência de Tartaruga

Conduzia ontem pela estrada nacional N108 quando me deparo com imensas pessoas, num imenso frenesim, caminhando ao longo da estrada, vestidos de coletes cor-de-laranja. E como já só falta uma semana para se comemorar a mentira mais vezes contada nos últimos cem anos em Portugal, rapidamente percebi que eram os peregrinos, na sua caminhada para Fátima, a maior off-shore dos terroristas do Vaticano. 

Na semana passada fiquei a saber que estes peregrinos católicos são muito porquinhos, deixando um verdadeiro rasto do lixo por onde passam. Porque esta gente - mesmo sóbria! - que acredita que aparecem santas no meio das árvores!, age em conformidade com o pensamento medieval, e comporta-se como se nunca lhes tivessem ensinado, que há muitos anos, se criaram contentores e ecopontos para lá colocar e separar o lixo! E foi mesmo preciso um movimento "Não Lixes a Tua Caminhada" ter alertado, e tentar sensibilizar para este problema. 


Mas centenas de metros mais adiante, fiquei ainda mais estupefacto! Não é que, aquela gente, em vez de, como todos nós aprendemos em criança, caminharem pelo lado esquerdo das estradas, e nos passeios, não!, atravessavam as faixas de rodagem da rotunda de acesso à CREP, por onde circulam os carros, e atravessavam a rotunda a direito! voltando seguidamente a atravessar as faixas de rodagem mais à frente!

Forma inteligente como os peregrinos contornam as rotundas
E de repente lembrei-mas das minhas tartarugas! Que são répteis, animais de sangue frio, e já cá estão no mundo há muitos milhões de anos! E não são, reconhecidamente, animais especialmente inteligentes. E também elas, quando vêem um obstáculo à frente, não o contornam, passam simplesmente por cima dele! Estes peregrinos católicos também são iguais. Têm uma inteligência de réptil. Mas ainda assim duvido que as minhas tartarugas acreditem que os santos aparecem no meio das árvores. 

Sem comentários:

Enviar um comentário