sábado, 20 de março de 2021

Lá Vai Paneira no Seu Estilo Inconfundível...

 Certo dia, a relatar um jogo do Benfica, Gabriel Alves, pródigo em frases que ficaram célebres disse:

"Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível... mas não, é Veloso!"


Para o Millennium BCP a imagem do Infante Dom Henrique também é inconfundível... Só que não. Neste painel de São Vicente de fora, vemos o rei D. Duarte e a esposa D. Leonor. O Infante Dom Henrique é o do lado direito. 

2 comentários:

  1. Ainda há uma grande discussão sobre isso, em que os próprios historiadores não se entendem, há quem defenda que aquele, cuja a imagem todos associamos ao infante dom Henrique, é de facto o infante, outros dizem que é o rei D. Duarte. Eu também sou da opinião que esse será o rei. À parte as discórdias dos historiadores, eu acho que a grande maioria da população vê nessa imagem o infante d. Henrique. Eu própria aprendi na escola que esse era o infante. Embora o túmulo do infante esteja com a cara do da imagem da direita 😉😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma grande discussão, até porque já sabemos que muita coisa que até aprendemos na escola, não corresponde à verdade. Mas esta questão dos Painéis de São Vicente de Fora já foi tão falada, que acho um bocado um grande descuido o maior banco privado português fazer uma campanha em que fala no "inconfundível" infante, quando se há discussão é mesmo sobre a confusão da figura que lhe atribuíram e que supostamente não corresponde à realidade! Podiam ter escolhido dezenas de figuras históricas sobre as quais não há dúvidas e foram logo pegar na mais controversa!

      Eliminar