sábado, 26 de novembro de 2016

Auditorias de Qualidade: As Visitas Pascais nas Empresas

Já não sei ao certo por quantas auditorias de qualidade passei nas empresas onde trabalhei: internas, externas, nacionais e em maior número estrangeiras. Mas é curioso que, apesar de diferentes, porque as áreas de negócio são diferentes, em todas elas existe existem traços muito comuns.

E neste último dia de trabalho da semana, e enquanto estava sozinho a conversar comigo mesmo, cheguei à brilhante conclusão:

Uma auditoria de qualidade numa empresa é como a visita pascal para um católico!

Vejamos. Na Páscoa os católicos recebem em casa as visitas pascais, o compasso, como vulgarmente é chamado, um grupo, mais ou menos pequeno de pessoas, com a missão de irem abençoar a casa receber o dinheirinho para o entregar ao padre.

E nos dias anteriores, o que é que os católicos fazem?

Limpam avidamente em volta das casas; pegam em lavadoras de pressão e lavam passeios e muros; abrem portas e janelas, arejam as casas e aspiram tudo muito bem aspirado. No fundo, não fossem as visitas pascais e os católicos nunca que estariam com estes trabalhos.


Antes de uma auditoria de qualidade, o que é que se faz nas empresas?

A mesma coisa! Lá vem a empresa de limpeza limpar e encerar o chão. Limpa-se tudo muito bem limpo. Arrumam-se coisas que já deveriam estar arrumadas há séculos. E prepara-se um teatro, tal e qual como na visita pascal, para que no dia da auditoria esteja tudo muito bem ensaiado e se represente muito bem. E os auditores lá façam de conta que acreditam que se procede sempre assim, todos os dias do ano, com vista a receber um certificado de qualidade pelos procedimentos aplicados, ou, mais difícil, em manter os carimbozinhos, assinaturas de e-mail e não esquecer também as bandeirinhas com o logotipo da certificação da qualidade que já se conseguiu nos anos anteriores.

"Benditas auditorias" penso eu muitas vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário