sábado, 13 de dezembro de 2014

O que ando a ler III - O Principezinho

"Se vos contei isto tudo sobre o asteróide B 612 e se vos confiei o número dele foi por causa das pessoas crescidas. As pessoas crescidas gostam de números. Quando lhes falam de um amigo novo nunca perguntam: "Como é a voz dele? A que é que ele gosta mais de brincar? Faz coleção de borboletas?" Em vez disso, perguntam: "Que idade tem? Quantos irmãos tem? Quanto é que ele pesa? Quanto ganha o pai dele?" Só então julgam ficar a saber quem é o vosso amigo. Se contarem às pessoas crescidas: "Hoje vi uma casa muito bonita de tijolos cor-de-rosa, com gerânios nas janelas e pombas no telhado...", as pessoas crescidas não conseguem imaginá-la. Precisam de lhes dizer: "Hoje vi uma casa que custou cem mil contos. Então já são capazes de a admirar: "Mas que linda casa!"


Eu nunca tinha lido o Principezinho de Saint-Exupéry e ainda por cima esta obra não fez parte do meu currículo escolar. Mas numa recente visita ao Porto, a minha querida e solitária seguidora, trouxe-me um dos vários exemplares que tem em casa para eu ler. E eu li e gostei. É uma obra infantil que também se lê muito bem por um adulto. 

2 comentários:

  1. *w*

    Eu dei-to. É teu. Fica com ele.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é curioso que ainda hoje andei a discutir noutro blogue sobre o "ser" e o "ter". O livro já é meu, porque o li e foste tu que mo deste a ler. E sempre que me lembrar do livro, lembrar-me-ei que foste tu que mo deste a ler ;)

      Eliminar