segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Em Portugal as Touradas São Bem de 1a Necessidade - O Saneamento Básico É Um Luxo!

Escrevo-vos da segunda década do século XXI. 
O mundo evoluiu bastante do ponto de vista tecnológico. Há carros elétricos; carros que estacionam sozinhos; imaginem, até carros autónomos que nem sequer precisam de um humano para os conduzir!; as pessoas têm todas internet na palma da mão; e os robôs estão aí ao virar da esquina para substituir o trabalho dos humanos. São verdadeiramente assombrosos os avanços da tecnologia. Infelizmente só nunca ninguém se lembrou de inventar um sistema diferente do que temos, em que, para aliviar os intestinos ou a bexiga seja preciso gastar muitos litros de água potável por dia, e que, além de não ser nada sustentável, ainda por cima vai poluir os nossos rios e mares. Somos tão evoluídos que qualquer gato já nasce ensinado a ser mais sustentável que qualquer humano. 

Neste início de século XXI vivemos uma verdadeira revolução tecnológica, contudo, localidades deste país há, como a localidade em eu que vivo, em que nem sequer saneamento básico temos. E não, eu não vivo naquele sítio onde o gato perdeu as botas (e espero que esta expressão não ofenda nenhum membro da PETA). Eu vivo a uns meros 20Km da segunda maior cidade do país!, naquela localidade que ficou muito conhecida, por ter tido um autarca muito amigo dos munícipes, que oferecia eletrodomésticos e viagens de avião aos idosos. Só que, infelizmente, nos vinte anos que esteve no poder autárquico nunca dotou a minha freguesia de saneamento básico, apesar de, por outro lado, se ter empenhado, e muito, contra a vontade da população que deveria defender, em trazer para cá a Turbogás que nos está a matar a todos aos poucos, e que, como foi público, a autarquia recebeu 500 mil contos (2,5 M€) em 1995. O que foi feito com esse dinheiro não sei. Só sei que a minha freguesia é a mais atrasada do concelho de Gondomar apesar de já ter fornecido energia a mais de metade do país com a Central da Tapada do Outeiro. 

Ser político é fazer opções, e talvez para este autarca o saneamento básico não fosse algo de relevante. E depois convenhamos, até pode ser olhado como rústico e que lembra os tempos antigos. Se calhar até poderia ser turístico e atrair gente estrangeiros à terra. Por exemplo, para quê ir em Agosto até Santa Maria da Feira, relembrar os tempos medievais se cá na nossa terra, por vezes, especialmente quando chove, se pode ver uma verdadeira esterqueira pelas ruas abaixo e sentir aquele belo odor medieval? Ah pois é!

Mas nesta segunda década do século XXI vivemos tempos muito estranhos. Os animais, por exemplo, têm agora muitos direitos. Ainda recentemente noticiava-se que alguém tinha apanhado dois anos de cadeia, de pena efetiva, por apedrejar um gato. Por outro lado, enquanto isso, no parlamento, o PCP, PS, PSD e CDS votavam contra o fim das touradas pedido pelo PAN, com o apoio do BE e dos VERDES. Mas não satisfeitos os partidos por perpetuarem um espetáculo sangrento de maus tratos a um bicho que não deve ser animal, visto que não tem os mesmos direitos que os outros animais, o PCP, PSD e CDS foram ainda mais longe e decidiram no parlamento baixar o IVA das touradas de 23% para 6%!  

E no dia de hoje recebi uma carta das Águas de Gondomar, informando-me que vão proceder, finalmente, à ligação das casas da freguesia ao sistema público de águas residuais e que tenho então de pagar (coisa pouca!) quase dois mil euros. Mas olhando com atenção para as três parcelas, não deixa de ser muito curioso: todas dizem +IVA 23%! Tenho então que pagar só de IVA mais de 400€ pela ligação ao saneamento básico!

Recapitulando: para a maioria dos nossos deputados da República, torturar animais numa praça pública, para gáudio de gente que se diverte com o sofrimento dos animais animais é um bem de primeira necessidade que só deve pagar 6% de IVA. Deixar de viver na Idade Média e ter direito a saneamento básico é um luxo que tem que ser taxado a 23%!

Muito estranhos são estes tempos de início de século XXI. E depois admiram-se da subida ao poder da extrema-direita e de movimentos populistas, ou gente que se cansa de políticos corruptos, que sempre viveram fechados numa redoma e não sabem o que custa a vida ao cidadão comum, e que depois vão para a rua protestar porque já não têm nada a perder. 



Sem comentários:

Enviar um comentário