quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Pensamento do dia: Na Empresa Como na Cadeia

deviantart.com

Eu e a minha colega continuamos o trabalho dos últimos dias e das últimas semanas. Ultimamente ir para o trabalho mais parece que vou para um programa de ocupação de tempos livres forçados, ainda que eu preferisse, sem dúvida, ocupar todo o meu tempo de forma livre.

E como na OTF (Ocupação de Tempos Forçados) o tempo livre é muito, há sempre muito em que pensar e muito para conversar durante oito horas.
Os meus dois colegas sonham abrir um negócio próprio. As ideias são sempre muitas, se vingariam ou não é outra questão. E se o meu colega hoje achava que o que ia dar era vender produtos naturais, já a minha colega pensava que o que ia dar era vender cereais americanos.

A determinado momento refleti e comparei a vida numa empresa à vida numa cadeia.

Numa cadeia os presos só têm um objetivo e uma esperança: a liberdade. Muitos até elaboram planos meticulosos de fuga que os possam conduzir à liberdade. A outros resta-lhes esperar, pacientemente, que os dias da pena passem e chegue, finalmente, o dia em que possam sair livremente da cadeia.

Numa empresa, muitos escravos trabalhadores passam os dias a pensar em que negócios se podem meter para sair fora do jugo dos patrões e tornarem-se eles mesmos patrões, para alcançarem a sua carta de alforria. Outros, apesar de muitas vezes saltitarem de empresa em empresa, esperam pacientemente que chegue finalmente o dia em que possam deixar de trabalhar e possam aproveitar os seus últimos dias de vida livres na reforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário