domingo, 5 de agosto de 2018

Férias Sim - Mas só Quando o Patrão Quiser

Estou de férias, ponto final. Conseguiram sentir a emoção? 
Pois, se calhar não. Ao que parece, segundo me têm transmitido ultimamente, agora as pessoas deixaram de conseguir interpretar um texto, mesmo que esteja muito bem adjetivado e com pontuação correta. Se as frases não tiverem bonecos, então, ninguém vai entender nada!

(Ainda assim, pergunto-me o que irá acontecer à ironia e ao sarcasmo... Se a escrita, como a conhecemos, tem os dias contados, e as pessoas passarão só a entender-se com bonecos - como é que se vai usar a ironia? É que a ironia não é explícita, é uma forma indireta de passar a mensagem, e se se disser antes ou depois que é ironia perde a piada.)

Mas sim, estou de férias. Não, não estou extremamente animado com isso. 
Conseguem perceber mesmo sem um boneco com uma emoção? Vejam lá, não fiquem com a ideia errada do texto! Vou repetir muito devagar como se faz quando encontramos um estrangeiro que nos pede informações:

Es-tou de Férias. Van-can-ces oui? Understandes? Férias? Vacaciones? Holidays? Si? Pressupuesto?! 
E Não! Não estou extremamente contente com isso. Já chegaram lá? Ótimo!



Nunca que no meu juízo perfeito marcaria férias em Agosto. Nunca. Jamais (pronunciem em francês faz favor) em tempo algum. Em Agosto o tempo nunca está bom - quem é que vai andar a passear com 45 graus? Depois tudo é mais caro. Tudo está cheio de gente em todo o lado. Sim, até nas aldeias com o regresso do imigrantes e de alguns que ainda por cima vêm casar. 

Sim, pode-se dizer que estou de férias compulsivas. Porquê? Porque o Código do Trabalho assim o permite. Como ter vinte e dois dias de férias por ano (que já foram vinte e cinco) já é uma enorme benesse! (vejam lá se querem trabalhar de sol a sol por uma côdea de broa e um copo de vinho como antigamente!) e para quem é obrigado a trabalhar oito horas por dia, cinco dias por semana, então, ao fim de um ano, podemos gozar férias sim, mas nada de se esticarem! Gozam férias sim, mas quando os patrões quiserem! Não é extraordinário?

Conseguiram apanhar a emoção do texto? O tédio e a revolta? Por via das dúvidas o melhor será eu ilustrar o texto com uma imagem apropriada!

Sem comentários:

Enviar um comentário