sábado, 28 de julho de 2018

Vender Gato por Lebre

Já por diversas vezes falei aqui no blogue sobre compras on-line em sites como OLX e Custo Justo e sobre os cuidados que é preciso ter visto que as fraudes abundam, uma vez que ambos os sites não têm um índice de reputação dos utilizadores. Um dos principais problemas é não se ter confiança quando o negócio não é efetuado em mãos.

Mas há mais. Por vezes há vendedores a vender algo que não corresponde ao que dizem. Por estes dias contactei um vendedor que tinha à venda um corta-relva a gasolina à venda no site OLX. Na descrição não estava identificado qual o modelo. Contactei então o vendedor que me disse que o modelo em questão se tratava do STERWINS 450 HSP-3, que se vende novo por cerca de 400€. No dia seguinte o vendedor atualizou o anúncio.

Fui fazer um pesquisa sobre os diferentes modelos da marca STERWINS e rapidamente dei-me conta do insólito! O vendedor está a vender um corta relva em que o modelo em questão tem motor Honda, quando coloca fotografias de um corta-relva que tem motor Briggs & Stratton que se vende novo em Portugal por cerca de 300€.

Vejamos as diferenças. Este é o modelo STERWINS 450 HSP-3 que o vendedor diz que está a vender:


E agora atente-se nas fotografias do corta-relva que estão no anúncio. Parece igual mas é muito diferente:



Mesmo que a pessoa compradora não repare nas diferenças óbvias da marca do motor, em que num motor diz GVC e por baixo tem uma chapa que diz HONDA, e o outro tem o logótipo da marca Briggs & Stratton, repara-se logo por certo nas rodas detrás, que saltam logo à vista pois são bem maiores, ao passo que o corta-relva que está à venda tem todas as rodas do mesmo tamanho.

Contactado o vendedor e mostrando o erro, este responde-me que não, que está mesmo tudo corrreto.

Tenham cuidado, não falta por aí gente a vender gato por lebre. 


Sem comentários:

Enviar um comentário