domingo, 15 de abril de 2018

Só Valorizamos o Nosso País quando estamos Fora

"A gentileza. Nós portugueses, enquanto moramos em Portugal, não temos noção de quanto somos gentis, e eu dava isso um bocado por adquirido, mas não é assim em todo o lado. Poder contar com o outro ainda que o outro seja um estranho, na rua, poder entrar num café nem que seja para ir à casa de banho ou pedir um copo de água, que em Portugal é olhado com normalidade. Noutros sítios do mundo isso não é assim. E aqui não é assim. Eu acho que a forma como as pessoas se tratam umas às outras foi talvez o que mais me chocou ao vir para cá morar.

- De que e que sente mais falta de Portugal estando aí em Itália?

Meu Deus. Vou tentar não chorar, ok? 

As Lojas do Cidadão. São invenções fantásticas, e eu acho que ao mundo inteiro só fazia bem importar esse modelo. 

De funcionários dos serviços públicos que sejam de confiança. Nós não temos noção, eu não tinha noção de quanto são competentes os nossos funcionários dos serviços até vir para Itália. Também sei junto de amigos e conhecidos que moram noutros países que de facto em Portugal há uma confiança que nós temos nos funcionários, naquilo que nos dizem que noutros países não podemos ter. Não podemos porque hoje é uma coisa, amanhã já é outra, o horário dos serviços muda quase mensalmente...

Portugueses no Mundo - Antena 1



Sem comentários:

Enviar um comentário