segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Tipologia dos Ataques Pessoais às Mulheres

"Gostaria aqui de falar da nomeação da Helena Fraga para um cargo importante da direção do PSD. Assistiu-se, sobretudo nas redes sociais, a uma quantidade muito violenta de ataques à senhora. Eu apenas me cruzei com a senhora uma vez na minha vida, não a conheço bem pessoalmente, mas fiquei um bocadinho impressionada, sempre que vejo ataques que têm tendência a serem dirigidos, e sobretudo com caraterísticas pessoais e de género. E nesse sentido eu gostava aqui de deixar a minha opinião, que é apenas minha, e certamente muitos dos que me estão a ouvir não vão concordar comigo, mas eu estou convicta de que muitos destes ataques se devem ao facto dela ser mulher. E normalmente as mulheres que estão na esfera pública são muito mais fortemente atacadas que os homens e, sobretudo são atacadas de uma maneira mais feia. De uma maneira que tem a ver com os traços físicos, os traços fisionómicos, com a voz, com o aspeto, com o cabelo... 

- Mas de onde é que vêm os ataques às mulheres? Vêm normalmente de outras mulheres. E eu não estou aqui a assinalar os ataques que têm a ver com orientações políticas. Eu estou a falar dos ataques pessoais. Que são ataques que têm recorte de género. E é sobre isto que isto queria aqui deixar o meu olhar negativo, porque o que vi é feio, e mais uma vez tem a ver com a fragilidade de se ser mulher e a vulnerabilidade de se ser mulher, que tem uma exposição muito maior o tipo de ataques que infelizmente as mulheres ficam sujeitas. 

As mulheres quando se expõem publicamente ficam sempre muito mais vulneráveis pelo facto de serem mulheres. Interessa-me a mim o tipo de ataque alarve que faz e com recorte de género, e isso é que não gosto e que quero aqui denunciar e dizer que, se ela fosse homem muitos desses ataques tinham outra tipologia e lamento que ainda haja ataques com este tipo de maldade."
(Gabriela Canavilhas)




Sem comentários:

Enviar um comentário