sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O Cliente Nunca tem Razão

Eu ainda sou do tempo de ouvir dizer que "o cliente tem sempre razão". Mas muita coisa mudou entretanto. 

Temos um carro semi novo, deixamos na Renault Gondomar para fazer a primeira revisão, e verificamos que até nos lavaram o carro e tudo e está todo a brilhar e ficamos muito contentes. Mas chegamos a casa, e começamos a olhar mais em detalhe, e... Espera lá! O capot está todo picado! Não! Não é só o capot, o parabrisas também está todo picado! Mas que merda é esta que me andaram a fazer ao carro caralho? Até me fazem falar mal!

Resposta lá do tipo que manda: "Ah isso certamente foi o senhor andou atrás de um camião que soltou pedras e picou-lhe a pintura". Diz lá isso outra vez? Eu fui o quê? Eu fui atrás de um camião que soltou pedras, mas as pedras também me picaram a pintura dos lados e atrás? Mas pensam que estão a tapar os olhos a quem? Eu por acaso tenho ar de criança de cinco anos ou quê?

Lá está. O cliente nunca tem razão. O cliente inventa coisas. Não é a empresa que presta um péssimo serviço. Não. O cliente é que é culpado por deixar um carro com uma pintura nova na Renault, porque ingenuamente acha que será melhor atendido na marca. Lá está, o cliente nunca tem razão.

Muitos anos depois de ter passado a ter o carro revisto noutro concessionário da marca, lá voltamos à mesma Renault Gondomar. Queremos acreditar que aquilo foi só azar, nada de ruim voltará a acontecer. E como até nos tinham avisado que o motor do nosso carro tem um cancro, que dá problemas bastante dispendiosos e pode dar cabo do motor, porque tem uma peça que tem de ser mudada, avisamos a menina do atendimento (gira e sempre simpática) e ela até escreve lá na folha da ordem de reparação, textualmente, se não é preciso mudar aquela peça. Os mecânicos dizem que não, que aquela peça não se muda porque nunca avaria, por isso não tem manutenção.

Só que, sete mil quilómetros depois, o carro começa a fazer um barulho. Vamos logo à oficina mais próxima e lá vem o diagnóstico: o senhor deveria ter mudado a tal peça, que "nunca avaria e não tem manutenção" e como não mudou, agora vai ter um prejuízo de milhares de euros. 
Confronta-se a Renault Gondomar e antes de iniciar o processo de reclamação, dizem-nos que não têm nada a ver com o assunto sacudindo a água do capote. Da Renault Portugal veio a mesma resposta. Porquê? Porque agora o cliente nunca tem razão! 

Via Imagens Google
Há dias um poste de eletricidade caiu sobre outro carro que está em meu nome. Enviada a reclamação para a EDP, recebo agora por e-mail a resposta:

"Lamentamos a ocorrência dos danos que nos reclamou, mas não podemos assumir a responsabilidade pelos mesmos".

Pois é, eu também lamento. Profundamente. Aqui há uns anos morreram sessenta pessoas em Castelo de Paiva, por culpa de alguém, que não fez a devida manutenção à Ponte Hintze Ribeiro, e esta ruiu levando consigo muitas pessoas que regressavam de um passeio às amendoeiras em flor. Mas segundo o tribunal não houve culpados. A culpa foi das pessoas que atravessaram a ponte no momento errado. A culpa foi das pessoas que morreram! Não tinham nada que ter morrido!

Mas de facto eu lamento profundamente. Lamento profundamente viver num país onde o cliente nunca tem razão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário