quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O Pedro e o Diabo

O Pedro era uma criança em corpo de adulto, que um dia, sem perceber muito bem porquê, deixou de poder brincar de primeiro-ministro e passou a ser a líder de oposição. Mas tal como uma criança, fazia birra, gritava e esperneava, que não podia ser quando ficou, de castigo, sem o seu brinquedo. Dizia que tinha ganho as eleições, e que ele é que tinha de continuar a ser primeiro-ministro. Mas, como sabemos, as crianças não percebem muito de política, e o Pedro ainda não tinha apreendido muito bem o que era essa coisa das eleições legislativas, em que se elegem deputados e não primeiros-ministros. Pedro ainda não sabia que, sem maioria absoluta, só forma governo aquele que conseguir uma maioria estável no parlamento.

Mas nestes dois anos, Pedro nunca se habituou à ideia de que lhe tivessem tirado o brinquedo Portugal, e não se habituou a brincar de líder de oposição. Nunca percebeu que um líder da oposição deve apresentar propostas, alternativas ao que está a ser feito, porque senão não é precisa oposição para nada! E como não percebia nada disso de ser líder da oposição, Pedro começou a dizer que o novo governo não sabia brincar com Portugal. Ele é que tinha sabido! Mas este novo governo começou a tratar o brinquedo muito melhor. Remendou e reparou todas as maldades que o Pedro tinha feito. 


E então o que Pedro dizia? Que tratar bem o brinquedo ia dar muito mau resultado! Que isso ia fazer com que o Diabo ficasse muito chateado, e viesse destruir tudo e todos. Ia ser o fim do mundo! Mas aos poucos, todos começaram a ficar contentes com a forma como o novo governo estava a brincar, porque tudo voltava a entrar numa certa normalidade. E agora o que passou o Pedro a dizer? Que tudo estava a dar certo, mas o mérito era dele, por ter maltratado anteriormente o brinquedo! quando um ano antes, dizia precisamente o contrário, que mudar a política dele ia ter muito mau resultado!

Ora, e de tanto gritar pela vinda do Diabo, as pessoas começaram a fartar-se desta criança muito piegas, que em vez de trabalhar, só sabia dizer que vinha o Diabo, que vinha aí o Diabo, que tudo ia dar errado e que o Diabo ia vir aí... E vai daí, nas eleições autárquicas o partido liderado pelo Pedro, teve o pior resultado de sempre!

Mas Pedro acabou por ter razão. O Diabo não viria em Setembro de 2016 como ele previra. Nem em Setembro de 2017. O Diabo viria sim, mas a 1 de Outubro no dia para eleições autárquicas. Para o levar para o Inferno, por ser uma criança muito mal comportada.

Sem comentários:

Enviar um comentário