sábado, 21 de outubro de 2017

Não ter a Puta da Vergonha na Cara

Estávamos em 2013 e o governo de Passos Coelho e Paulo Portas, pela mão da então Ministra dos Eucaliptos, Assunção Cristas, aprovou o Decreto-Lei nº 96/2013, que ficou conhecido como "Lei do Eucalipto Livre". Esta lei veio permitir que se pudesse plantar eucaliptos livremente, favorecendo, mais uma vez, os interesses da indústria da pasta de papel e dos proprietários. Por outro lado, e por incrível que pareça, este novo regime passa também a penalizar a plantação de espécies autóctones! Não é fantástico? De uma assentada beneficia-se a indústria e os grandes grupos económicos, e por outro lado, dificulta-se a defesa da floresta nacional!

Só que entretanto a ministra deixou de ser ministra e passou a ser líder do seu partido, o CDS. E foi aí que apareceu uma rã. Uma rã que queria ser boi...


"Em declarações à Antena1, o presidente da Liga para a Proteção da Natureza e especialista nesta área, Eugénio Sequeira, mostra-se contra a hipótese de se regar eucaliptos com equipamentos de regadio público mesmo que sejam antigos. “Quem é que paga a água? A água é precisa para outras culturas. O pior é que vai ficar tudo com eucalipto e nós não comemos papel. E não temos água para isto tudo. E vão aumentar os fogos, porque o regadio, em vez de ter culturas que não ardem, vai ter eucalipto, que arde”, avisa Eugénio Sequeira." (clicar para ouvir)

E se passamos anos e anos a ouvir esta gente do CDS (bem como do PSD) a falar que precisamos de menos Estado, que menos Estado (que somos todos nós) é melhor Estado. Tal como passamos anos a ouvir até dizer que o papel social do Estado deveria ser feito pelas IPSS! Claro, meter ainda mais dinheiro no cu de privados, de gente rica que se disfarçada de caridosa. 
Mas, subitamente, o fumo dos incêndios começou a toldar convenientemente os ideias a esta gente de extrema-direita. Não é que, começamos agora a ouvir a senhora Cristas vir dizer que o SIRESP tem de ser gerido pelo... quem é mesmo Cristas? O Estado, aquele que tu querias Menos! Quer até que os bombeiros sejam funcionários públicos (que são do Estado!) Mas muito pior ainda! Quer ainda que os meios aéreos de combate aos incêndios deixem de ser entregues a privados! E passem para as mãos de quem? Do Estado! 

Mas então em ficamos Cristas? Queres menos Estado ou ainda Mais Estado como andas agora a apregoar aos sete ventos? Mas afinal agora és mais comunista que o Jerónimo e a Catarina Martins? Que puta de ideologia é essa Cristas? És de extrema-direita no governo mas comunista convicta na oposição? Estás quê? A seguir a ideologia do monárquico Paulinho das Feiras, que na oposição passava a vida a falar na lavoura? Tu estás a seguir o quê? A ideologia do que mais convém à opinião pública no momento? Eu sei, tu és uma rã que quer ser boi. 

Mas sabes, eu acho mesmo é que preciso não ter nenhuma puta de vergonha na cara. Teres sido tu, a pessoa que, na letra da lei liberalizou as plantações de eucalipto em Portugal, e que venhas agora, de forma sorrateira, nojenta e oportunista, pedir a demissão do governo que travou o mal que tu fizeste. Só porque infelizmente morreram muitas pessoas nos incêndios e como se tu mesma, não fosses a pessoa que neste país mais tem as mãos sujas de cinza. 

É mesmo não ter a puta da vergonha na cara.

Sem comentários:

Enviar um comentário