domingo, 10 de setembro de 2017

Ó Judite, Escreve 500 Vezes Florida para ver se Aprendes!

Descascava e ia comendo castanhas. Ao longe ouvia na televisão a Judite de Sousa na TVI, pronunciar Florida como se fosse uma palavra esdrúxula: fló-ri-da. Estou a ver que para ela os jardins são todos muito fló-ri-dos! Que ridículo Judite! E que grande pontapé na gramática! E ainda falam no Jorge Jesus! Só que há uma grande diferença: o Jesus é treinador da bola, não tem obrigação de saber falar corretamente português, enquanto tu és uma jornalista. Uma jornalista de competência duvidosa no meu entender, mas que ao menos deveria falar bem a sua língua, senão, ainda menos credibilidade tem!  


É que, que os meus colegas de trabalho tenham todos, teimado comigo que era flórida - afinal eles tinham um argumento de peso!: toda a gente diz flórida! boa! - ainda estou como o outro, afinal, também nenhum deles fez nenhum curso de comunicação social, e por outro lado, ainda não se mentalizaram que, quando eu afirmo algo é porque estou 100% seguro do que estou a dizer. Agora jornalistas a dizer disparates para toda a gente dizer como eles dizem?! Haja paciência!

Ó Judite, escreve mas é 500 vezes para aprenderes: "A palavra Florida é grave e pronuncia-se flurida".

Mas se tens dúvidas no que estou a dizer - afinal que sei eu de português? - olha, faz como eu e vai ao Ciberdúvidas que eles explicam lá tudo!

2 comentários:

  1. Já reparaste como ela diz 40? É curenta. rss Mas não só ela, infelizmente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, o que me revolta é estas pessoas, supostamente letradas e com relevância na sociedade, dizerem montes de disparates, e que não haja ninguém nas televisões que os corrijam. Mas pronto, eu também estou à vontade que eu nem vejo televisão, só apanhei isto por mero acaso. Mas ainda assim, hoje de manhã na rádio, lá ouvi de novo falarem na Fló - ri - da! E é assim que um falsidade dita tantas vezes passa a ser verdade. É como a história de dizerem "encarnado" quando se referem às camisolas do Benfica. Parece que ainda vivemos em ditadura. Enfim.

      Eliminar