quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Uma Questão de Bom Dia

Acho que a mim ensinaram-me boas maneiras. E que faz parte da boa educação cumprimentar as pessoas. Que quando se chega a determinado lugar diz-se "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" consoante a hora do dia. Aqui na aldeia cumprimenta-se quem passa por nós na rua, mesmo pessoas com quem não temos ligação ou até pessoas desconhecidas. 

E confesso que se à coisa que me deixa um bocadinho fodido, é chegar ao trabalho, dizer "bom dia", e do outro lado ouvir o som do silêncio. E quem diz "bom dia", diz "até amanhã" ou "bom fim-de-semana". 

Ah, Konigvs, mas se calhar as pessoas estão muito ocupadas e não te ouvem. Como? Nas redes sociais ou a verem vídeos no Youtube antes da hora de pegarem ao trabalho? Sozinhas e sem ninguém ao lado? Não! Ou então têm de lavar os ouvidos porque aquilo deve estar com uma camada de cera que deve dar para abastecer uma fábrica de velas! 


E de vez em quando nada. Silêncio. Fico pior que estragado. Muitas outras vezes, vem um b...o...m d....i....a ao ralenti ou como se estivessem a morrer. E se é para isso, então mais vale mesmo não dizerem nada. Parece que o meu "bom dia" as incomoda. Que chatice ter de abrir a boca e responder. Isso dá muito trabalho!
Mas por incrível que pareça, noutras ocasiões, muito raras, lá vem um BOOOM DIIIA tão efusivo mas tão efusivo (deves-lhes ter corrido bem a noite), que uma pessoa quase tem de meter as mãos na cara para não levar com aquela explosão de boa disposição na cara! 
O que eu acho é que estas pessoas devem bater muito mal dos cornos, só pode. Não sou especialista na matéria, mas creio que deve haver ali uma bipolaridadezinha qualquer a carecer de rápido tratamento, sob pena do mal se ir agravando cada vez mais.

E perante isto, dia-após-dia, lá continuo eu, sempre a dizer bom dia. Porque para mim é automático. A boa educação, o cavalheirismo ou se tem ou não se tem. É inato. Mas começa a chegar a um ponto que uma pessoa cansa-se das boas maneiras, e retalia. 

"Hoje não vais dizer bom dia". 
"Hoje não vais dizer bom dia". 
"Hoje não vais dizer bom dia".  

Mentalizei-me ainda no carro. E então pus a minha melhor cara de assassino - o que não é difícil - aliás, até tenho uma amiga, que me diz que eu fico sempre com cara de mau nas fotografias!, e então,entro, pico o ponto e faço de conta que não está ali ninguém.

Mas não é que depois acabei por me sentir culpado?! Estranhei. Culpado de quê? De responder à letra? E depois pus-me a refletir. Afinal, qual será o melhor comportamento nesta situação?

Continuar a ser como sempre fui, fazer a minha parte e ignorar a má educação dos outros, ou por outro lado reagir para que as pessoas percebam que os seus atos têm de ter consequências?  
Não sei, acho que ainda não cheguei a um veredito final....

E já agora.... Se o dia tem 24 horas, porque raio não dizemos sempre só "Bom dia"? 
Só falta começarmos a dizer, "Boa madrugada", "Bom amanhecer", "Boa manhã", "Bom entardecer", "Bom anoitecer".... "Bom dia" é o dia todo. 

4 comentários:

  1. Heheh concordo, e faço o mesmo, bons dias, tardes, noites, com licença, peço desculpa, se faz favor lol sempre, embora muitas vezes não venha resposta, ou nem seja igual outras vezes vem com igual ou até maior gentileza, e outras até com um sorriso, mas mesmo que assim não fosse há que fazer aquilo que achamos correcto, só porque achamos isso e porque nos diferencia pela positiva; vai quase no mesmo sentido de não cortar o cabelo ou fazer a barba porque a sociedade pressiona, mas porque queremos manter ou tirar consoante nos sentimos ou não, bem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho de muito mau tom, entrar na empresa, dizer bom dia, e a única colega de trabalho que está no escritório não responde. Fico logo estragado. E já no anterior trabalho isto acontecia, e também com outras colegas mulheres. E então, perante isto, tenho duas opções, continuo a fazer a minha parte, ou começo a ripostar para as pessoas perceberem que não achamos muita piada ao que estão a fazer. Diz-se que não devemos optar por uma política de "olho por olho..." mas também não vou dar beijinhos a quem me vira a cara.

      Eliminar
    2. olho por olho e o mundo ficará cego, acredito bastante nessa ideia, o resto só depende intrinsecamente do que sentirias ao: não dar "beijinhos" e endureceres a postura, ou continuares como sempre tens feito, não é a sensação momentânea, é aquela que ao fim do dia, te faz dizer "ainda bem que fiz isso" em vez do "porque fiz isso"

      Eliminar
    3. É um bocado isso é...
      Mas eu começo a achar que é mesmo no local de trabalho que tu melhor te apercebes de como as pessoas são falsas, hipócritas e manipuladoras. É como se visses as pessoas sem filtros, em plena selva. Mau demais.

      Eliminar