terça-feira, 1 de agosto de 2017

A Política Vergonhosa do Partido dos Supostos Defuntos

O mais incompetente líder da oposição desde que há memória, não satisfeito depois de ter mentido, afirmando que havia pessoas a suicidar-se por falta de apoio psicológico, veio entretanto afirmar que o governo estava a esconder mortos. Mau demais para ser verdade. 

Vejamos o que dizem Lobo Xavier (CDS) e Pacheco Pereira (PSD), ambos de direita, nos dizem sobre o acontecido:

6 comentários:

  1. O PSD é um partido deveras anacrónico, talvez seja o único a possuir o nome e a defender uma ideologia totalmente oposta; não me identifico minimamente com o mesmo nem com o que defende, tem uma qualidade de quadros sofríveis com excepção do Pacheco Pereira e uns poucos mais, que deve ser o único intelectual do partido (diz tudo sobre esse mesmo partido)Mas o Passos Coelho elevou a fasquia, foi um governo brutal a todos os níveis com tiques de Estado Policial, sem preparação e cego ideologicamente, o Passos é um morto politico que ainda não o sabe ou que sabendo fecha os olhos ouvidos e boca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde,

      Não creio que o PSD seja o único com um nome que defende ideias opostas. E na verdade o fundador do que é hoje o PSD, Sá Carneiro, disse:

      "Somos um partido de esquerda não marxista e continuaremos a sê-lo."

      E é óbvio que Sá Carneiro daria hoje muitas voltas no caixão ao presenciar no que se tornou o partido que fundou. Que nada tem a ver com um partido de Esquerda.

      Mas se analisarmos, o próprio PS (partido "socialista") pouco ou nada tem de socialista! É só uma questão de pesquisar, mas o partido dito socialista é, provavelmente, o partido que mais privatizou em Portugal. Um antigo ministro de Guterres chegou mesmo a dizer que abria uma garrafa de champagne sempre que privatizava uma empresa pública! E acho que vender ao desbarato património de todos nós, não se pode enquadrar naquilo que se designa por "socialista".

      O Pacheco Pereira parece-me que é um corpo estranho no PSD. Acho sempre que ele sempre quis ser comunista, aliás ele lançou vários biografias e estudos do partido comunista, e talvez por isso nunca seja olhado com bons olhos pelas bases sociais democratas.
      Passos Coelho foi um ditadorzinho, que passou a vida a violar a Constituição, mas que, ainda assim, junto com a muleta do CDS, conseguiu ter mais votos que o PS do Costa. Ou seja, perante o maior ataque aos direitos das pessoas, os maiores roubos que tenho memória, as pessoas acabaram por os premiar. Perante isso, não faço ideia do que esperar de umas futuras eleições.
      Portas, o irrevogável-político-monarca - queres maior contradição do que esta? - soube sair de cena pela segunda vez, mas Passos, como não sabe mais, agarrou-se ao discurso de que o Diabo vinha aí, porque este governo estava a reverter tudo o que ele fez. Mas quando tudo melhora, já vem dizer que o mérito foi todo dele... Não sabe mais infelizmente.

      Eliminar
    2. O PSD actual também inclui o PPD (partido popular democrata) que é a sua base ideológica, não consigo imaginar que alguem faça parte deste binómio dizendo ser de esquerda social democrata, tendo por exemplo o partido socialista como alternativa que também não o é, mas que advoga a social democracia ou socialismo democrático (que são o mesmo). Aderiu nos tempos de guterres à terceira via do tony blair, e tem mantido até hoje com uma ligeira guinada à esquerda no actual governo.
      No entanto o caso do PSD parece-me ser de especial interesse, e digo isto porque a minha teoria é que o nome de social democrata surgiu não por convicção mas porque no pós 25 de abril, ter nomes de direita era contra producente, todos os partidos tentavam "socializar" nomes e programas, acho que existem duas variantes no partido, a do Passos, neoliberalismo puro e duro, a da ferreira leite, barroso - conservadorismo -
      Isto levava-nos para outro debate que era a questão do Euro, e a arquitectura da UE que após a criação do euro (moeda disfuncional) assenta nas permissas neoliberais na totalidade, dai as privatizações etc pouco sobra a um Estado - Nação que perca a soberania monetária, de resto concordo com o que disseste sobre o Pacheco, o Passos e o Portas, apesar de considerar (somente a nivel politico) o Portas como um politico de gabarito muito superior ao Passos, o Passos é o candidato "empresa de trabalho temporário" o Portas o politico "royalty"

      Eliminar
    3. Eu acho muita piada à constante mudança de nomes! Muita piada! Agora até as empresas estão sempre a mudar de nomes! E o PSD de hoje, nem é "social" muito menos "democrata"!! Só se é um partido preocupado com o lado social da banda e dos empresários, porque dos carenciados e das minorias não tem qualquer preocupação! E democrata certamente que não é, aliás, a antiga líder que referes, até disse que por ela, parava-se a democracia durante o tempo necessário para fazer o que fosse preciso para "endireitar" (palavra apropriada a ditadura!) o país. E se fosse um partido democrático, tenha aceitado normalmente os entendimentos entre os vários partidos que se fizeram no parlamento, que é a casa da (suposta) democracia. Mas não, estiveram um ano a falar em falta de legitimidade! Estes políticos de trazer por casa, nem sequer sabem que as legislativas não elegem primeiros-ministros (como também os média nos querem fazer crer nos debates) mas sim, elegem unicamente deputados! E quem não tem maioria, são os deputados dos diversos partidos que têm de se associar para tentar criar um governo estável, porque como sabemos - com a exceção dos seis anos de governo minoritário do Guterres - todos os governos minoritários em Portugal caíram rapidamente.

      O Euro foi um negócio que serviu muito bem à Alemanha. Enquanto isso nós somos um país pobre com uma moeda 200x superior à sua economia. As privatizações é uma forma de vender ao desbarato o que é de todos, e meter no cu dos amigalhaços e depois conseguir um bom tacho por favores prestados. Não fosse a profissão de ex-ministro, a mais remunerada em Portugal! E sem nenhum pudor na violação dos conflitos de interesses! Eu tutelo um setor, beneficio determinada empresa, e depois, quando saio do governo, vou então mamar à grande num tacho que têm lá para mim! Vê por exemplo os tachos que o Portas já arranjou desde que deixou o CDS ou o caso gritante da senhora Maria "Swaps" Albuquerque.

      Eliminar
  2. Concordo com tudo o disseste e sublinho, aliás o teu ultimo paragrafo é algo que tenho vindo a dizer: o euro foi construído à imagem da taxa cambial alemã, como poderia isso dar certo não só em Portugal mas em mais de metade da Europa? O resultado é o forçar de uma politica neoliberal, as privatizações a precarização e desregulamentação do trabalho (e diminuição do custo do trabalho em si) etc, tinhamos pano para mangas, o PS tem imensas culpas no cartório como tem toda a Social Democracia de terceira via que se prostituiu perante o neoliberalismo de Reagan e Thatcher.
    O anterior governo foi mau de mais so de me lembrar da Maria Swaps, que basicamente anda por estes dias a vender segredos de Estado, epah...e a nivel ambiental, que é uma das áreas que mais preocupação me causa, nem vale a pena, aumento exponencial dos eucaliptais com a cristas de galinha, ao menos agora com todos os defeitos e insuficiências algumas coisas tem sido feitas no sentido de termos um país mais normal que se afaste do prémio de mais desigual da Europa Ocidental e cuja floresta autóctone (o nosso património natural) foi quase dizimada, pelo que escreves deduzo que vejas programas como o eixo do mal, que leias economistas como o Ricardo Paes Mamede etc - leio bastante sobre o tema, se quiseres podemos trocar umas dicas de bons livros e autores, sobre este e outros temas (ambiente, religião etc) e fica a dica também para umas quantas bandas de metal cristão, cujas letras e som são espetaculares (para alguém que pode apreciar o exemplo de cristo desligando-se de tudo o que é religioso ou sobrenatural)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A redução dos salários então é algo absurdo, está à vista de todos mas as pessoas assobiam para o lado como se nada fosse. E ai de quem fale em voltarmos ao Escudo! E não é por mais nada, simplesmente por resistência à mudança. Antes ninguém queria o Euro - Hei que chatice agora estar a mudar - mas se fores perguntar agora, os mesmos que antes queriam o escudo são agora os mesmos que não o vão querer!

      Mas eu hoje ganho menos do que em 2009! Aliás, eu até já escrevi sobre a evolução do salário mínimo, e hoje, o salário mínimo vale menos 165€ do que em 1974! Como é possível um jovem ir para o mercado de trabalho ganhar 600€ e ter de alugar um quarto e pagar as suas despesas? Ainda por cima com esta escalada absurda do turismo selvagem, os alugueres das casas dispararam! Não dá para viver assim. Não foi esta Europa que andaram a prometer às pessoas.

      Mas pior, falas com as pessoas, e elas diziam-te que o governo do Passos é que estava a fazer tudo bem feito. E é curioso que, se antigamente (como dizias até sobre "socializar" o nome dos partidos) quem não era de esquerda era um insensível, hoje em dia as pessoas de esquerda, os sindicalistas, as pessoas que se manifestam, são vistas como "anormais"ou preguiçosos que não querem fazer nenhum. Tenho uma amiga que está a acabar um curso técnico e lida com jovens entre os 16 e os 24 anos e o que ela me diz, é que mesmo os jovens dos bairros sociais, que muitas vezes vivem de apoios do Estado, lhe perguntam o que ela vai fazer para manifestações contra a prospeção do petróleo, contra o glifosato, a favor dos direitos das mulheres, etc. E na sua maioria são todos simpatizantes do PSD apesar de nem saberem o que isso é...

      A nível ambiental? Mas os partidos de direita preocupam-se com o ambiente? Preocupam-se é com os negócios nada mais. Mas também muito me surpreendeu a posição do PCP, que pasme-se!, votou ao lado da direita com a abstenção do PS contra os projeto-lei do Bloco no sentido de proibir o uso de herbicidas que nos estão a matar e estamos contaminados vinte vezes mais que a média na Europa. Infelizmente, na maior parte das vezes, os partidos olham para o que pensará o seu eleitorado ou então pensam na pequena guerrilha política. A foi graças a essa pequena guerrilha que acabamos a ter um governo de extrema-direita em 2011. Porque os partidos de esquerda (BE e PCP) andavam a ver quem era o primeiro a mandar o governo abaixo.

      Eu não vejo televisão porque há vá vários anos que nem sequer tenho os quatro canais da treta! Mas cheguei a ver o Eixo do Mal com o Daniel Oliveira e aliás acompanhava no Arrastão que ele entretanto encerrou. Sobre economia acho que a única coisa que vou lendo é mesmo o Ladrões de Bicicletas! E há muitos anos cheguei a ouvir qualquer de White Metal também!

      Eliminar