segunda-feira, 6 de março de 2017

Quero a Minha Freguesia de Volta


A incompetência do governo de extrema-direita foi atroz, deu pena. Se não tivesse sido tão horrendo dava para nos rirmos durante muito tempo. No momento mais difícil da democracia portuguesa, os portugueses elegeram o governo mais incompetente de sempre (logicamente que não estou a contar com o do Santana Lopes! que além de não ter sido eleito democraticamente, foi só uma piada de mau gosto) mas no momento mais difícil os portugueses elegeram o governo mais incompetente, dissimulado e ladrão da história recente.

Roubaram-se salários, privatizou-se a Saúde, fecharam-se tribunais e maternidades, flexibilizaram-se os despedimentos, a lista todos a conhecem, seria infindável. Mas até ao cúmulo de encerrar Freguesias foram, quando para muitos portugueses, principalmente os que vivem nos meios rurais, longe dos grandes centros, a freguesia é a única relação direta que tinham com o Estado. A desculpa era ir além do que o FMI queria, até porque o que estava assinado era diminuir os municípios, nunca freguesias, mas claro que não se ia diminuir freguesias onde realmente se poderia poupar dinheiro! Fechar Câmaras Municipais seria retirar muitos tachos ao PSD, partido que tradicionalmente mais municípios vence nas eleições legislativas! Não dava jeito nenhum!

O Relvas, aquele doutor que tirou uma licenciatura sem nunca ter posto os pés numa universidade, era Ministro dos Assuntos Parlamentares e fechou freguesias a régua e esquadro. No Excel. Sem qualquer análise ou critério. Cortou-se por cortar. Por parecer que se estava a fazer alguma coisa. Anexaram-se freguesias, às duas, três, quatro ou cinco. Ia-se poupar muito dinheiro diziam os aldrabões. Viu-se! Afinal menos freguesias fez a despesa aumentar!

Do novo parlamento e do novo governo que entretanto surgiu, continuo à espera que alguém me devolva aquilo que outros roubaram, até porque, enquanto não tiver a minha freguesia de volta não votarei nas legislativas. 


2 comentários:

  1. Realmente é muito estranho agora...
    Até para escrever uma simples carta fico confusa: "Coloco no endereço a União de Freguesias de...ou coloco a freguesia que era e agora já não é?".
    É que curiosamente, se formos à Conservatória registar um prédio novo, pedir a abertura de nova descrição, nas "novas Uniões de Freguesias" portanto, a descrição é aberta na freguesia que deixou de o ser. Confuso não?
    É o que temos...
    Beijoca
    SF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem quero imaginar como será escrever para uma freguesia que passou a ser "união da freguesia A e da freguesia B e da freguesia C e da freguesia D e da freguesia E"!!!
      Mas isso é bem observado sabes porquê? Porque nestes anos todos, eu não me lembro de ter recebido uma carta sequer, a referir a união das freguesias! No fundo nada mudou, os códigos postais são os mesmos, as pessoas só ficaram mal mais servidas a nível de serviços, mas no fim de contas aquilo que diziam que se ia poupar ainda acabou por redondar em prejuízo! Ora vão-se foder todos!~
      E digo-te, enquanto não tiver a freguesia de volta não voto para a eleição de presidente da Junta! E digo-o a quem cá vier fazer propaganda! Sim, porque os outros partidos (PS/CDU/BE) foram contra os cortes das freguesias mas candidataram-se na mesma! Se eram contra, batiam o pé e diziam que não se candidatavam, isso sim era de gente. Não concordar mas lutar pelos tachos quer dizer...
      Beijo :)

      Eliminar